Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Estudantes lembram sobre a prevenção contra hepatites virais

Estudantes lembram sobre a prevenção contra hepatites virais

Iniciativa faz parte do projeto Saúde e suas Cores dentro da campanha Julho Amarelo

por Gerônimo Vicente Santos publicado: 13/07/2020 14h56, última modificação: 13/07/2020 17h41
Exibir carrossel de imagens Reprodução Folder digital divulgado pelos alunos do curso técnico subsequente em Enfermagem participantes do projeto Saúde e suas Cores

O  projeto Saúde e suas Cores realizado pelos alunos do curso técnico subsequente de Enfermagem do Campus Benedito Bentes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) direciona suas atividades neste mês para  a conscientização sobre as hepatites virais e,  por isso, eles  lembram neste período,  a campanha Julho Amarelo.

A hepatite é uma inflamação do fígado e nem sempre apresenta sintomas. mas os mais comuns são olhos e pele amareladas, cansaço, febre, mal-estar, tontura e vômito, dor abdominal, urina escura e fezes claras. No folder digital distribuído pelos estudantes, eles afirmam  que a  forma de prevenção é a vacinação que protege contra a hepatite A e B. Quem se protege contra o tipo B também em proteção garantida contra o tipo D.

As principais medidas de controle das hepatites virais de transmissão sanguíneas e sexual constituem-se  na adoção de medidas de prevenção como o incentivo ao uso de preservativo nas parcerias sexuais, o não-compartilhamento de objetos contaminados e seringas. A Publicação sugere  a população fazer um testes rápido em uma unidade de saúde pública.

A ação extensiva do campus é orientada pela professora Paulyanne Araújo e tem como objetivo lembrar a importância de se cuidar da saúde, por meio de consultas aos profissionais especializados e realização dos  exames periódicos. Cada mês representa a atenção a um tipo de doença. A iniciativa começou em setembro de 2019 com a prevenção ao suicídio.Os estudantes Carlos Henrique,  Alice Moura, Ana Carolina e Évia Larissa são os idealizadores da atividade letiva sob a orientação da professora Paulyanne Araújo. Neste período de quarentena, as informações são transmitidas por meio eletrônico, como e-mail e redes sociais.

Mais Informações sobre as hepatites virais