Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Estudantes do segundo ano do curso integrado apresentam projetos de pesquisas

Estudantes do segundo ano do curso integrado apresentam projetos de pesquisas

por Gerônimo Vicente Santos publicado: 03/10/2024 14h10, última modificação: 03/10/2024 14h10
Exibir carrossel de imagens Geronimo Vicente Estudantes apresentam projetos de pesquisas para comissão examinadora

Estudantes apresentam projetos de pesquisas para comissão examinadora

Projetos de pesquisas dos estudantes do curso técnico integrado ao ensino médio em Logística foram apresentados na manhã de quarta-feira (2) para um grupo de alunos e alunas e de uma banca examinadora dos trabalhos. As equipes foram divididas por temáticas ergonomia no ambiente de trabalho e mobilidade urbana. Os avaliadores foram os docentes Maurício Ricardy, Diego da Guia e Manuela Lyra e a pedagoga Rosângela Cerqueira.

Na primeira temática os grupos intencionam pesquisar o efeito da ginástica laboral compensatória de flexibilização de coluna dos servidores técnicos administrativos de uma instituição de ensino tecnológico por meio de 16 sessões de ginástica laboral compensatória no alívio das dores. Segundo o professor Maurício Ricardy, orientador das turmas dos segundos anos, “as atividades serão direcionadas para servidores que trabalham muito tempo sentado, com foco inicial nos técnicos administrativos”. As sessões de ginástica laboral serão ofertadas nas terças, quartas e quintas, no horário entre 10 e 11 horas.

Já na categoria de mobilidade urbana, as pesquisas, orientadas pelo professor Diego da Guia,  tendem a investigar  os desafios de acessibilidade urbana no bairro Benedito Bentes, a partir do impacto da  mobilidade urbana nas vias dos bairros, tendo como questão principal quais os principais obstáculos  à acessibilidade urbana  no bairro  e como eles afetam  as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. O trabalho terá como critérios de análise  a geometria das calçadas, obstáculos e travessias e estacionamentos. Com a pesquisa, os estudantes esperam identificar os desafios de acessibilidade ao bairro e proporcionar uma análise detalhada da mobilidade das principais ruas.

Um outro projeto de pesquisa ainda na área de mobilidade urbana, tem como título “Tráfego urbano de Maceió: uma análise da avenida Fernandes Lima” que tem como principal problema  a ser investigado a poluição devido ao tráfego intenso de veículos com  emissão de gás poluente, aumentando o aquecimento global. O Impacto da mobilidade urbana  de Maceió, em decorrência da subsidência  do solo nos bairros  do Pinheiro, Bebedouro, Bom Parto e Mutange também é tema de pesquisa dos estudantes do segundo ano do curso técnico integrado em Logística.