Notícias
Estudantes do primeiro período de Logística produzem revistas com temática social, cultural e ambiental
Alunos apresentam revista ao lado da professora Kathia Leite, do curso técnico em Logística
Cinco meses antes, eles e elas chegavam ao Campus Benedito Bentes para integrar a primeira turma de um curso técnico integrado ao ensino médio em Logística, depois de aprovados no Exame Seletivo 2022.1. Em apenas dois meses, os estudantes provenientes do ensino fundamental, desenvolveram produtos gráficos em formato de revistas sobre temáticas com abordagens sociais, a partir da aprendizagem em sala de aula na disciplina de Língua Portuguesa, ministrada pela professora Káthia Leite. “Lemos e pesquisamos muitos textos autorais o que nos ajudam a escrever melhor.Foi uma dinâmica diferente, porque estávamos focados apenas na sala de aula e, essa atividade, serviu como descontração”, avalia Júlia Lays, editora de uma das revistas.Os produtos gráficos foram distribuídos, nesta semana no campus entre servidores e estudantes.
As publicações trazem como temas a logística na atualidade, a precariedade social, a arte através da música, a história e evolução dos videogames, o universo feminino, meio ambiente e esportes.
Segundo a professora, Káthia Leite, “a intenção é trabalhar temáticas do cotidiano dos estudantes e refletir o trabalho com gêneros diversos”. Os produtos gráficos foram apresentados nesta semana no campus e agradaram aos demais docentes. A proposta é de que, a partir da escrita dos textos seja possível trabalhar a construção da autoria e da valoração da escrita autônoma dos alunos, explicou a docente. “Também trabalhamos gêneros como carta do leitor , entrevistas com professores do campus, trabalhamos gêneros lúdicos como palavras cruzadas, caça palavras anedotas”, ressaltou a professora.
As temáticas das publicações foram variadas, voltando-se ao universo dos alunos, sobre a mulher, pobreza, o curso de logística, saúde e bem-estar, música, tecnologia, profissões, meio ambiente. A produção do gênero foi pensada em sala de aula e o desenvolvimento foi em um período de dois meses.
Avaliação
Os estudantes Davi Misael, Júlia Lays e Filipe Lima relataram sobre o processo de produção das revistas, da escolha dos temas ao procedimento de diagramação. Ao escolher o tema Logística, Filipe Lima disse que dividiu os assuntos em indústria, distribuição, varejo e consumidor. Lays destacou temáticas dedicadas à história da mulher guerreira, moda, a visibilidade da mulher no mercado de trabalho e destacou a história da ativista paquistanesa Malala Yousafzai. Davi explicou a produção gráfica da revista e disse que se utilizou do software Canvas, onde aplicou uma cor mais clara e fontes maiores para facilitar a leitura.” No início, fizemos a revista com 13 páginas, mas reduzimos para sete”, acrescentou.A revista com enfoques femininos foi inspirada na Vogue, destinada à mulher, salientou Júlia Lays.
Na avaliação dos estudantes egressos do ensino fundamental, a dinâmica com os professores do Ifal é o diferencial entre essa etapa de ensino e o técnico integrado. “Aqui temos a liberdade de escolher e somos estimulados a estudar. Os métodos são legais e divertidos, o que nos envolve com as aulas. Com mestrado e doutorado, eles fazem a diferença e a gente nem percebe o tempo de aula passar",explicaram os alunos.