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Estudantes do Partiu IF recebem orientações sobre a atuação do Napne-Ifal Benedito Bentes
Pais e mães de estudantes do curso preparatório também foram orientados sobre o programa do governo federal
As atenções do Ifal - Campus Benedito Bentes se voltaram, desde o final de semana passada, para os alunos e alunas da rede pública de ensino que fazem parte da turma do programa Partiu IF.Esses estudantes cursam o ensino fundamental em escolas da rede pública e participam de um curso preparatório visando a aprovação no processo seletivo da instituição federal de ensino.
No sábado, mães, pais e responsáveis foram recebidos pela Coordenação Pedagógica e pelos professores do campus e conheceram melhor o programa instituído pelo governo federal.O encontro registrou a presença de 90 por cento dos responsáveis pelos alunos. Na oportunidade, o professor Wellington Manoel explicou sobre o programa do governo federal e seus objetivos.Os estudantes chegaram ao Campus Benedito Bentes no dia 29 de abril deste ano e, desde então, recebem instruções sobre as disciplinas de formação geral, como Língua Portuguesa, Matemática e Atualidades (Geografia e História).Além da formação, os alunos receberão uma bolsa mensal de R$ 200 como ajuda de custo.No Campus Benedito Bentes, esses alunos serão preparados até novembro deste ano, mês em que ocorrem as provas destinadas a quem concluir o 9º ano do ensino fundamental. Participaram da ação, os professores Jordana Rangelly, Kátia Leite e Wellington Manoel e a coordenadora pedagógica Rosângela Cerqueira.
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Na terça-feira (22/7), os estudantes do Partiu IF conheceram as ações do Núcleo de Atendimento às Pessoas com
Necessidades Específicas (Napne) do Campus Benedito Bentes, durante uma oficina ministrada por Rafael Lelo, graduado em Letras/Libras sobre o papel do núcleo no campus.A ideia foi mostrar que, caso seja aprovado no Ifal, o estudante terá algum suporte a mais, caso precise. “Caso algum aluno demandasse sobre uma necessidade específica, como TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, autismo, hiperatividade, eles teriam o Napne como auxílio e uma ponte entre o aluno, professor e família", explicou Rafael.
Na ocasião foi transmitido aos alunos do Partiu IF, um vídeo sobre inclusão social, além de uma introdução sobre Língua Brasileira de Sinais (Libra). Houve ainda o repasse de uma dinâmica sobre a comunidade surda. Na sequência da oficina houve a apresentaçãop de uma canção que foi de Aldair Playboy "Amor Falso" para que eles tivessem uma melhor fixação sobre a Libra. “Falei ainda sobre reverberação, como os surdos percebem as ligações da música mesmo tendo a perda da audição.Enfim mostrar que ao entrar no Ifal terá a assistência do Napne”, ressaltou o profissional..


