Notícias
Estudantes do Ifal Benedito Bentes trazem premiações máximas e honrosas em participação no Sinpete.
Ifal Benedito Bentes conquistou duas premiações máximas e três menções honrosas no evento científico
Estudantes do Campus Benedito Bentes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) conquistaram duas premiações máximas e três menções honrosas na Semana de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (Sintepe), evento ocorrido de 16 a 23 de outubro no campus A.C. Simões da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Além da Ufal o evento científico teve como instituições promotoras, o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal). Os trabalhos são frutos de pesquisas desenvolvidas nos programas PIBIC e PIBIC Jr, conduzidas por estudantes e pesquisadores do campus.
Na categoria Prática Educacional Inovadora, modalidade Ensino Superior e Pós-Graduação, o primeiro lugar coube ao trabalho intitulado “Vida Marinha: a Missão Sustentável”, apresentado pelos estudantes Ever Gabriel, Júlio César e Vanessa Kalliny, O jogo propõe uma experiência lúdica e interativa, articulando conhecimentos de Biologia, Química, Geografia e Economia para promover o letramento científico e a reflexão sobre sustentabilidade e preservação dos ecossistemas marinhos.A proposta incentiva o protagonismo estudantil e o aprendizado por meio da gamificação. Toda a jornada foi conduzida sob a orientação da professora Jordana Rangely, com a cooperação do professor Antônio Albuquerque, coordenador do núcleo PIBID Interdisciplinar, cuja articulação e apoio foram fundamentais para o sucesso do projeto.
Outro trabalho, premiado em primeiro lugar, foi apresentado pelas alunas Sofia Marques e Elisa Regina com o título “Lila;
uma ferramenta de apoio ao enfrentamento do assédio, bullying e racismo no ambiente escolar". Trata-se de um aplicativo que permite a denúncia anônima e segura. “Assim a gestão escolar não sentirá a falsa sensação de que está tudo bem, porque os casos acontecem. Bullying e racismo, às vezes não chegam ao conhecimento da coordenação, mas com o nosso aplicativo, a gestão terá a informação e agirá da maneira certa”, afirmou Elisa Regina, uma das autoras do projeto, sob orientação do professor Diego da Guia.
Foram agraciados com menção honrosa os trabalhos:
Gamificação das Aulas de Português - 1º anos, sob a orientação da professora Meijores de Omena Tenório Souza e apresentado pelas alunas: Brenda Gabrielly Lima de Sousa e Vivian Felix da Silva;
Techcity: uma forma divertida de aprender sobre cidades inteligentes, apresentado pelas estudantes Laura Oliveira da Silva Sales, Lilyan Gabrielly Barros dos Santos, Manuela da Silva Tavares e;
Mobilidade Urbana na Perspectiva de Cidades Inteligentes: análises e aplicações para a cidade de Maceió, apresentado pelos estudantes Ariella Geovana Genezio dos Santos, Everaldo Olímpio da Silva Júnior e Nyvea Valeska Lima Rodrigues.


Para a professora Jordana Rangelly, “o reconhecimento reforça a importância das práticas interdisciplinares e inovadoras no ensino, valorizando o papel do PIBID Interdisciplinar na formação de futuros professores comprometidos com uma educação científica crítica e criativa”.
Na opinião do professor Diego da Guia, os trabalhos premiados são um resultado que reflete o empenho, a criatividade e a dedicação de nossos jovens cientistas”.