Notícias
Estudantes do Ifal-Benedito Bentes se classificam para a 2ª fase Torneio de Física para Meninas (TFM)
Natália Correia e Júlia Tobias participam, pela primeira vez da competição com mais cinco alunas do campus e vão disputar segunda fase em outubro
Duas estudantes do Ifal Campus Benedito Bentes se classificaram para a segunda fase do Torneio de Física para Meninas (TFM), competição com status de olimpíada escolar. A nova etapa ocorrerá em outubro deste ano. Natália Correia do terceiro ano B e Júlia Tobias dos Santos, do segundo ano B do curso técnico em Logística integrado ao ensino médio, vão representar o Ifal na próxima fase.
O TFM é uma competição dirigida às estudantes que se identificam com o gênero feminino matriculadas no ensino médio em escolas públicas ou privadas localizadas no território brasileiro. O torneio é realizado em duas fases, sendo a primeira fase online e a segunda fase presencial. A olimpíada é totalmente gratuita e tem como objetivos incentivar a participação feminina em olimpíadas científicas, com foco na Física e aumentar a representatividade feminina em competições nacionais e internacionais.
O professor de Física, Elder Claudino explicou que pela primeira o Campus Benedito Bentes participa do TFM com sete estudantes do sexo feminino inscritas e duas delas se classificaram para a etapa seguinte.
“Historicamente, a área de Ciências Exatas é ocupada pelo sexo masculino, em sua maioria. E para o Campus Benedito Bentes, a classificação das duas alunas é um ganho muito importante, porque hoje, não só ampliamos a participação em olimpíadas como temos alunos que passam de fase na primeira oportunidade em que ingressam”, afirmou o professor Elder Claudino.
Juliana Correia e Júlia Tobias já estão integradas à área de Física, sendo uma delas monitora de Física e outra participa de um projeto da Fapel intitulado “As Olimpíadas Científicas como Fator Preponderante no processo de Ensino-aprendizagem do Campus Benedito Bentes”.
O torneio está em sua terceira edição e é realizado pelo Instituto Internacional de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (IIF/UFRN), para estimular o interesse de alunas do ensino médio pelo universo das ciências exatas. A competição deste ano homenageia a cientista canadense Donna Strickland, que recebeu o Nobel de Física em 2018.