Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Estudantes do Ifal Benedito Bentes lançam foguetes em preparação para a Mostra Brasileira que ocorrerá no Rio de Janeiro
conteúdo

Notícias

Estudantes do Ifal Benedito Bentes lançam foguetes em preparação para a Mostra Brasileira que ocorrerá no Rio de Janeiro

por Gerônimo Vicente Santos publicado: 13/05/2025 15h38, última modificação: 13/05/2025 15h38
Exibir carrossel de imagens Gerônimo Vicente Estudantes participam de prova preparatória para a etapa nacional
  • Gerônimo Vicente"> Mostra de Foguetes

Estudantes participam de prova preparatória para a etapa nacional

O Campus Benedito Bentes promoveu, na manhã desta terça-feira (13/5), a  2ª Mostra de Foguetes (de garrafa PET), nível 4, tipo utilizado na Olimpíada Brasileira de Foguetes. A competição envolveu os estudantes do curso técnico em Logística - integrado ao ensino médio - das turmas do primeiro ano B, terceiro ano B e terceiro ano A. 

A organização foi do professor Elder Claudino que teve o apoio do diretor-geral do campus, Alexandre Bonfim, da  chefe do Departamento de Administração, Paula Pradines, e da coordenadora do curso técnico em Lógica, Manuella  Lyra, que também marcaram presença na mostra local.

As provas ocorreram em um espaço em frente ao campus, área que foi  demarcada e sinalizada pelos alunos para que o lançamento de foguetes pudesse ocorrer. As equipes participantes das provas foram Lana Del Rey,  Sena, Supernova e  Orion.

O professor Elder Claudino disse que  as provas  foram um preparatório para a  Olimpíada Brasileira de Foguetes (MOBFOG) que ocorre a cada dois meses no município de Barra do Piraí- Rio de Janeiro e reúne alunos de todas as escolas do país.

A MOBFOG é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, previamente cadastradas no site da mostra. “No ano passado nós não participamos por causa dos cortes no orçamento do governo federal e,  ainda, porque estávamos em período de greve, mas neste ano vamos levar nossa equipe e tentar superar a média que obtivemos  durante as provas locais”, declarou o docente.

As provas da MOBFOG  contam com a participação de estudantes das escolas públicas e privadas  de todo o país. Elder Claudino explicou ainda, que a última competição ocorreu em fevereiro, mas não houve inscrição do campus porque os estudantes estavam de férias.

Nas provas desta terça-feira, a distância de lançamento teve uma média  entre 150 a 240 metros, mas a meta, de acordo com o professor, é superar essas marcas.

OBA

Além da Mostra de foguetes, os estudantes do campus Benedito Bentes participam  da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), que é teórica. O professor afirmou que mais de 100 alunos  da unidade de ensino já estão inscritos e a prova ocorrerá  no sábado (16/5).