Notícias
Estudantes do Ifal - Benedito Bentes conquistam 2º lugar nacional na 1ª Olimpíada Brasileira de Enfermagem
Os alunos do curso Técnico em Enfermagem do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) - Campus Benedito Bentes — Aline Micaele, Eriklys Makley e Mércia Teles (integrantes da equipe Nurse Squad) — fizeram história ao representar a região Nordeste na etapa presencial da 1ª edição da Olimpíada Brasileira de Enfermagem (OBENF), realizada nesta semana no IF Sul de Minas, Campus Passos.Sob a orientação da professora. Roberta Carozo, os estudantes participaram de provas práticas e da defesa de um plano de ação voltado à comunidade acompanhada por uma equipe da Estratégia de Saúde da Família, onde desempenham suas atividades de prática profissional. O desempenho de excelência garantiu ao grupo o 2º lugar individual geral, marcando uma conquista inédita para o Ifal - Benedito Bentes.
Para o diretor-geral do campus, Alexandre Bonfim, a premiação reflete o compromisso do curso técnico em Enfermagem com uma formação de qualidade, pautada no desenvolvimento de profissionais críticos, reflexivos, éticos e, acima de tudo, humanos. O resultado reafirma o esforço conjunto de alunos e professores na construção de uma educação transformadora e socialmente comprometida.
A coordenadora do curso técnico em Enfermagem, Talita Gonçalves disse que esse prêmio é a tradução do trabalho em equipe dos alunos, reflexo do trabalho coeso e incansável de um corpo docente que luta por uma Enfermagem de excelência. “Essa vitória é todo o curso técnico em Enfermagem do Ifal”, afirmou a docente.
A classificação para esta etapa, que rendeu o segundo lugar para os alunos do Ifal, ocorreu em julho deste ano quando a equipe passou para a segunda fase da olimpíada de conhecimento na área de saúde. A equipe Nurse Squad é composta pelas alunas Aline Micaele, Eriklys Mackley e Mercia Teles e se classificou em 6º lugar na fase inicial. Na primeira etapa, a competição foi disputada por 62 equipes de todo o país.
A competição foi voltada para estudantes dos cursos técnicos de Enfermagem e buscou estimular o conhecimento e a prática na área entre os estudantes, através da difusão de pesquisas e do desenvolvimento técnico e científico. A OBEnf também visa valorizar o ensino técnico em saúde e fortalecer a formação profissional dos participantes.