Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Estudantes do curso técnico em Logística expõem, em mostra, história, costumes, adereços e expressão corporal do carnaval

por Gerônimo Vicente Santos publicado: 16/02/2023 10h50, última modificação: 16/02/2023 10h50
Exibir carrossel de imagens Gerônimo Vicente Santos Apresentação de trabalhos dos alunos do curso técnico em Logística sobre o carnaval

Estudantes do primeiro ano do curso técnico integrado em Logística promoveram na tarde de terça-feira (14) uma Mostra de Carnavalesca na quadra de esportes do campus Benedito Bentes. A atividade se constituiu de apresentação de temáticas que retratam a maior festa popular do país, além concurso de fantasias e danças típicas desta época. A atividade teve como orientador, o professor Maurício Ricardy, da disciplina Educação Física.O evento teve ainda a participação dos servidores da unidade de ensino que organizaram o 1º Munguzá carnavalesco do campus.

Avaliação dos trabalhos dos (as) alunos(as)

Durante a Mostra Carnavalesca, os estudantes expuseram a trajetória histórica da  folia de momo e  explicaram  como os festejos interferem  na expressão corporal  e nos procedimentos estéticos dos foliões. Os alunos e alunos realizaram  pesquisas sobre a atuação das passistas com foco na preparação física, nos exercícios físicos e no desempenho na avenida. Ofereceram ainda, explicações sobre as vestimentas, a sensualidade e  o culto ao corpo, destacando os procedimentos estéticos referenciando os  benefícios (auto-estima e saúde pública) e malefícios (transtornos alimentares e anorexia nervosa)  para a saúde.

A influência dos blogueiros fitness também foi tema da exposiçãoA influência digital no culto ao corpo também foi outro assunto exposto durante a Mostra Carnavalesca pelos alunos do campus. Os impactos provocados pelas orientações dos chamados blogueiros fitness também mereceram destaque no evento.

Os gêneros musicais dos festejos carnavalescos compuseram a exposição dos discentes que realizaram estudos e expuseram cartazes sobre os bailes de carnaval suas características e origem, as marchinhas, o ritmo baiano do axé, os personagens tradicionais, como Arlequim,Colombina e o rei Momo, os bonecos de Olinda e os mamulengos, o boi de carnaval.

Os cartazes foram confeccionados pelos estudantes dos primeiros anos sob a coordenação da professora Valeska Duarte. Os alunos e as alunas dos segundos anos apresentaram o tema Culto ao Corpo no Carnaval, sob a coordenação do professor Maurício Ricardy.

Munguzá do campus, atividade organizada pelos servidores