Notícias
Estudantes do curso técnico em Logística apresentam pesquisa no 3º Congresso Nordestino da EAD.
Érica de Oliveira e Felipe dos Santos Lima durante a apresentação do artigo
Estudantes do curso técnico em Logística apresentaram, na quinta-feira (23), trabalhos de pesquisa no Congresso Nordestino de Educação a Distância, realizado em Salvador. As alunas e os alunos apresentaram artigos aprovados pelo evento e que abordam o uso das tecnologias, por meio do ensino remoto durante a pandemia da Covid-19.Mayra Eduarda da Silva e Felipe dos Santos Lima viajaram à capital baiana, acompanhados do professor Diego da Guia e da coordenadora de Assistência Estudantil do campus, Alessandra Vieira. Érica de Oliveira e Maria Heloísa dos Santos fizeram apresentação de forma remota.As pesquisas foram orientadas pelos professores Diego da Guia e Luiz Antônio Félix.
O trabalho que tem como título “Desafios e aprendizados no ensino remoto: um estudo segundo a percepção dos discentes do ifal” foi apresentado por Mayra Eduarda da Silva e Felipe
dos Santos Lima e o tema “Desafios e aprendizados no ensino remoto: um ensino segundo a percepção dos docentes dos Ifal”, teve como expositoras as estudantes Érica de Oliveira e Maria Heloísa dos Santos. Durante a pesquisa, as discentes, observaram os desafios docentes relacionados ao uso de recursos pessoais ao longo da pandemia.Também foram relatadas as expertise adquiridas em relação ao uso de recursos tecnológicos, além da interação entre professores, alunos e comunidades e o tempo de organização diária.
Como resultados das pesquisas, as alunas encontraram entre esses desafios principais em relação à metodologia do ensino remoto, criar maior proximidade com estudantes silenciosos, a adaptação à nova rotina devido à exaustão e a rotina lenta de trabalho.
As pesquisadoras destacaram ainda as principais dificuldades enfrentadas pelos docentes em relação ao comportamennto dos alunos e citam entre essas, a distância física dos alunos em relação aos professores e entre eles mesmos, alunos sem interesse nas aulas e a dificuldade de concentração durante as atividades de ensino, devido às distrações. Entre os desafios relacionados às questões pessoais dos docentes, as pesquisadoras apresentaram entre esses: conseguir organizar o tempo de trabalho, manter motivação para realizar o trabalho e, ao mesmo tempo, estimular os alunos e a dificuldade para manter uma rotina de trabalho no ambiente residencial. Ainda em relação aos resultados, destaca-se que 81% dos entrevistados adquiriram aprimoramento quanto aos cursos tecnológicos e ainda quanto ao aumento da habilidade tecnológica no mesmo percentual (81,8%). Setenta e dois por cento consideram que houve melhora no planejamento para a compreensão do aluno e a interação virtual.
Quanto aos hábitos adquiridos para a organização do tempo durante as aulas remotas foram listadas: a organização do tempo, o espaço de casa (72%) e agilidade com os recursos tecnológicos remotos dos quais os docentes não possuíam conhecimento anteriormente. O estudo conclui que os docentes utilizaram as ferramentas tecnológicas como construção e reprodução de vídeo de forma associada à aula expositiva dialogada, já adotada no ensino tradicional, as formas de acesso às plataformas digitais foi por meio de recursos tecnológicos pessoais, o que, segundo a pesquisa, pode evidenciar uma fragilidade no sistema institucional no desempenho de suas atividades O trabalho concluiu ainda que o ensino remoto trouxe como dificuldades a baixa interação entre alunos e professores, devido à distância que foram refletidas, segundo a pesquisa, nas câmeras fechadas ao longo das aulas, dificuldades de concentração dos alunos
Avaliação discente
O outro trabalho apresentado no congresso regional teve como título “Desafios e aprendizados no ensino remoto: um estudo segundo a percepção dos discentes do Instituto Federal de Alagoas” que foi apresentado pelos discentes Mayra Eduarda da Silva e Felipe dos Santos.
Os estudantes realizaram a pesquisa em fevereiro deste ano por meio de questionários com a participação de 33 respondentes, os quais 72,13% deles apontaram dificuldades de acompanhar as videoaulas no início das aulas remotas e de participar de outros formatos de aulas de forma remota. Os professores, por sua vez, relatam, como dificuldade o distanciamento dos alunos dos demais colegas docentes, além das dificuldades de compreensão dos recursos tecnológicos no início das aulas online.’Entre os desafios relatados pelos pesquisados, estão a falta de motivação em participar das aulas, a organização do tempo e a construção de um roteiro de estudos no ambiente residencial.
Os pesquisadores destacam como resultado, o aprendizado do uso dos recursos tecnológicos, por meio do Google Sala de Aula e do Apps do Google como melhor ferramenta. Os respondentes destacaram ainda que passaram a lidar de maneira mais rápida com os recursos tecnológicos e organizaram melhor o tempo e espaço de estudos em casa. Em suas considerações finais, os estudantes concluíram que o ensino remoto foi uma alternativa para professores e alunos