Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Estudantes do curso técnico em Enfermagem conhecem ações de prevenção à saúde dos povos indígenas em visita ao DSEI/AL/SE
conteúdo

Notícias

Estudantes do curso técnico em Enfermagem conhecem ações de prevenção à saúde dos povos indígenas em visita ao DSEI/AL/SE

por Gerônimo Vicente Santos publicado: 12/05/2025 08h14, última modificação: 12/05/2025 08h14
Exibir carrossel de imagens Foto:DSEI?AL/SE Estudante em visita ao DSEI/AL/SE

Estudante em visita ao DSEI/AL/SE

Com informações da  DSEI/AL/SE 

Estudantes do 2º período do Curso Técnico Subsequente em Enfermagem do Campus Benedito Bentes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) visitaram, na manhã de sexta-feira (12/5), o Distrito Sanitário Especial Indígena de Alagoas e Sergipe (DSEI AL/SE). A visita ocorreu sob supervisão da professora Mirely Ferreira dos Santos, como atividade da disciplina de Saúde Coletiva e Educação em Saúde II.

Na ocasião, os discentes conheceram o funcionamento da estrutura do DSEI AL/SE e os serviços ofertados à população indígena quanto às ações de promoção e prevenção da saúde. A visita proporciona aos futuros profissionais compreenderem melhor os princípios da Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas (PNASPI), ao observarem como se dá a integração entre os saberes tradicionais e o conhecimento técnico-científico.

Os desafios enfrentados pelos profissionais de saúde que atuam em áreas remotas, como as dificuldades logísticas, o acesso limitado a recursos financeiros e a necessidade de estratégias adaptadas às especificidades locais também foram fatos relatados aos estudantes pelo técnico do órgão federal. 

Ao avaliar a visita técnica a professora Mirely Ferreira declarou que, “esse cenário contribui para a formação de profissionais mais preparados, comprometidos e conscientes do papel social da enfermagem na promoção da equidade em saúde. Foi uma experiência enriquecedora, que contribuiu, significativamente, para a formação integral dos alunos, estimulando o compromisso com a saúde coletiva e o reconhecimento das populações indígenas como sujeitos de direitos”.