Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Estudantes do curso técnico em Enfermagem apresentam trabalhos no Seminário Internacional de Pesquisa e Saúde
conteúdo

Notícias

Estudantes do curso técnico em Enfermagem apresentam trabalhos no Seminário Internacional de Pesquisa e Saúde

por Gerônimo Vicente Santos — publicado: 25/09/2026 11h48, última modificação: 25/09/2026 11h48
Estudantes Emanuelly Oliveira e David Damásio apresentaram trabalhos no evento científico

Estudantes Emanuelly Oliveira e David Damásio apresentaram trabalhos no evento científico

Três trabalhos de autoria dos estudantes do curso técnico subsequente de Enfermagem do Campus Benedito Bentes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) foram apresentados no Seminário Internacional de Pesquisa e Saúde , realizado em Maceió. As pesquisas de Emanuelly Oliveira e David da Silva Damásio são oriundas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) sob a orientação da professora Roberta Carozo.

 Com o título “O Papel da Sala de Espera sobre Aleitamento Materno enquanto Estratégia de Educação em Saúde na ESF (Estratégia Saúde na Família)”. Emanuelly Oliveira  apresentou um estudo como o tempo e o espaço de convivência da sala de espera nas unidades da Estratégia Saúde da Família (ESF) podem ser aproveitados como um ambiente educativo eficaz para orientar e conscientizar mães e famílias sobre a importância do aleitamento materno. No banner exposto no evento científico, a estudante mostra a importância do aleitamento materno e seus benefícios nos primeiros mil dias de vida do bebê, reforça a diretriz de aleitamento materno exclusivo até os  seis meses e complementar até os 2 anos e enfatiza a necessidade de ações de promoção da saúde no contexto da atenção primária para apoiar e sanar dúvidas das gestantes e puérperas.

Como resultado, a aluna do Ifal conclui que a sala de espera é um espaço estratégico e potente para a educação em saúde na Atenção Primária, facilitando o diálogo entre profissionais de saúde e a comunidade, além de fortalecer a autonomia das mulheres no processo de amamentação.

 Punção Venosa Periférica

David Damásio e Emanuelly Oliveira apresentaram o trabalho sob o título “Aprendizagem da Punção Venosa Periférica no Ensino Técnico de Enfermagem: Desafios e Implicações na Segurança do Paciente" e no estudo abordaram a complexidade e a importância da aprendizagem da técnica de punção venosa periférica (procedimento invasivo amplamente realizado por profissionais de enfermagem). O objetivo é identificar as evidências científicas sobre os desafios enfrentados por estudantes de cursos técnicos durante essa aprendizagem e como isso se relaciona diretamente com a segurança do paciente (alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3 - Saúde e Bem-Estar).

Os estudantes contextualizam a punção venosa periférica como um procedimento comum e essencial no ambiente hospitalar e apontam a necessidade de fortalecer o ensino dessa habilidade prática para garantir a qualidade da assistência, reduzir eventos adversos e formar profissionais capacitados.O trabalho evidencia que o aprendizado correto da punção venosa na formação técnica requer mais do que teoria: exige treinamentos práticos e simulações para reduzir a ansiedade dos alunos e garantir que o procedimento seja feito com segurança, prevenindo riscos e complicações para os pacientes nos serviços de saúde.

Tecnologias educativas

O terceiro trabalho apresentado no seminário internacional  teve como tema Desenvolvimento de Tecnologias Educativas para Promoção do Bem-Estar Biopsicossocial da Mulher"  de autoria de Emanuelly Oliveira  o estudo faz menção à  criação e o uso de tecnologias educativas lúdicas (como jogos e questionários interativos) para promover a saúde e o bem-estar integral da mulher, alinhando o conhecimento teórico-científico a práticas dinâmicas e acessíveis.

Como resultados são apresentados os tópicos e abordagens alcançadas com o uso das tecnologias educativas, os recursos visuais (gráficos e diagramas) que demonstram como as atividades lúdicas que facilitam a apreensão do conhecimento, estimularam a participação ativa e promoveram o debate sobre temas do universo da saúde da mulher de forma descontraída.

O estudo evidencia que ensinar sobre a saúde da mulher através de métodos interativos e jogos pedagógicos é uma forma eficaz de transformar a educação em saúde: torna os conceitos científicos mais fáceis de compreender, estimula o autocuidado e fortalece a promoção do bem-estar biopsicossocial feminino.