Notícias
Estudantes do curso técnico em Enfermagem apresentam trabalhos na 9ª Jornada do HUAA
Evento científico foi voltado ao fortalecimento das atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica, que devem acontecer articuladas com a assistência prestada ao usuário.
Estudantes do 4º período do curso técnico subsequente em Enfermagem do campus Benedito Bentes do Ifal participaram da 9ª Jornada Acadêmica do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes nos dias 10 e 11 deste mês com apresentação de trabalhos no evento promovido pela Gerência de Pesquisa da unidade hospitalar.
Orientados pela professora Roseanne de Sousa Nobre, as estudantes Kaenne Evelyn da Conceição Reis, Cleiciane Silva da Conceição, Millena Bezerra Tomaz, Lídia Wemylli Torres Ferreira, Adriane Flor da Silva expuseram a pesquisa intitulada “Ação Educativa sobre Endometriose: relato de experiência”, enquanto que Josias Ferreira da Silva Júnior, Adriana Alves Pereira, Maria Eduarda da Silva Santos, Kaylane Maria Barbosa da Silva, Rainara Alves da Silva apresentaram o trabalho que teve como título “Transtorno do Espectro Autista na Atenção Primária à Saúde; relato de experiência”.
As pesquisas ocorreram no primeiro semestre deste ano, durante o estágio de Saúde Coletiva e Educação em Saúde realizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Benedito Bentes e os estudantes apresentaram como metodologia panfletagem sobre o tema, diálogos com os usuários, orientações e exposição de cartazes.
A Jornada Acadêmica do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA) formou-se, espontaneamente, pela Gerência de Ensino e Pesquisa, e se configura como um evento científico voltado ao fortalecimento das atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica, que devem acontecer articuladas com a assistência prestada ao usuário.
Nesse sentido, este evento é consagrado como um espaço de compartilhamento de experiências docentes, discentes e de técnicos assistenciais atuantes nestas atividades. Ações deste porte proporcionaram à comunidade acadêmica um momento ímpar para a discussão de questões desafiadoras e norteadoras às diversas áreas da saúde.