Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Estudantes do curso integrado em Logística concluem curso Flexsim e recebem certificados

Alunos e alunas aprenderam pela plataforma de modelagem a organizar um pnejamento de logística

por Gerônimo Vicente Santos publicado: 06/12/2023 15h26, última modificação: 06/12/2023 15h26
Exibir carrossel de imagens Gerônimo Vicente Alunos e alunos que concluíram o curso com o ssor Diego da Guia.

Alunos e alunos que concluíram o curso com o ssor Diego da Guia.

Os alunos do curso técnico integrado em Logística encerraram  nesta quarta-feira (6),  o curso em Flexsim, uma plataforma de modelagem e análise em três dimensões que combina os métodos de simulação de evento e  é utilizado por empresas e universidades. A solenidade  de encerramento ocorreu no auditório do Campus do Ifal Benedito Bentes com a presença do professor Diego da Guia  e do Chefe do Departamento de Ensino,Pesquisa e Extensão,  Max Manhas e na ocasião, todos os participantes receberam certificados.

Foram quatro turmas do curso que teve início em agosto deste ano  e ocorreu todas as quartas-feiras com um total de 20h, cada etapa. A plataforma Flexsim auxilia no planejamento da logística organizacional, a partir de um simulador de eventos. Os alunos tiveram como monitoras as estudantes do curso técnico Weslannc Maria Pereira e Mayara da Conceição dos Santos.

O chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Benedito Bentes, Max Manhas declarou que os alunos que se envolveram com o curso, lá na frente vão perceber uma luz positiva  em relação aos demais. Max ressaltou para  as alunas monitoras que o projeto lhes deram, uma experiência. “Vocês passam a falar melhor, lidar com as pessoas de forma mais fácil e aí, se envolvem em qualquer projeto, seja de ensino, pesquisa ou extensão. Aproveitem, porque é na idade de vocês, vocês não percebem, mas daqui a 15 anos ”, disse.

Segundo o professor Diego da Guia, o uso do simulador resulta em um entendimento da aplicação da logística em qualquer setor de uma organização para que  haja planejamento e tomada de decisões. “O simulador tanto tem um objetivo didático como operacional e, com ele, o estudante adquire, ao usar a ferramenta digital, conhecimentos sobre como aplicar as práticas profissionais no mercado de trabalho”, explicou o docente

A eficiência  do software no processo da logística organizacional tem resultado na aquisição do produto pelas universidades para oferecer consultorias às empresas no planejamento  de vendas, distribuição e transportes dos produtos. Para isso, profissionais  estão sendo capacitados na academia. “Aqui no Ifal passamos a utilizar  o simulador para melhor preparar os estudantes  a encarar  a realidade de um mercado de trabalho inovador e para que eles possam desenvolver um planejamento consciente e eficaz quando estiverem atuando como profissionais de logística”, declarou o professor.

Após a solenidade, os estudantes participantes do curso se confraternizaram com os professores.