Notícias
Estudantes do campus treinam e participam de prova da Mostra Brasileira de Foguetes
Estudantes do Campus Benedito Bentes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) participaram, na manhã de sexta-feira (17/5) do treinamento para a Mostra Brasileira de Foguete - etapa nacional que ocorreu no mesmo dia no período da tarde. As atividades aconteceram em uma área em frente à unidade de ensino e contou com as participações dos professores Elder Claudino, Wellington Manoel, Jordana Rangely, Ricardo Vieira e Diego da Guia.
A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) são eventos abertos à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos, os quais devem preferencialmente participar voluntariamente. A prova da OBA ocorreu e foi única e exclusivamente realizada na forma presencial dentro da escola sob supervisão dos professores aplicadores das provas.
Um dia antes do treinamento, na quinta-feira (16/05), os estudantes do campus realizaram o primeiro treinamento por equipes. Antes dos treinos, o professor Eder Claudino explicou o funcionamento dos foguetes a jato de água. ”Quando vocês forem lançar o foguete vejam se há vazamentos, por meio das válvulas”, esclareceu o docente. Claudino também se referiu ao fio de lançamento que, pelo padrão, deve ter 5 metros de extensão, para evitar respingos de água sobre os lançadores.
Os lançamentos ocorreram por equipes em uma única vez. As sete equipes foram colocadas para a mostra de foguetes foram: Vegas (228 metros); Nika (209,5m), Felipe Lima, Letícia Lima e Nicole Matias (207m); JKM (198m); Jubileu (193m); Nebulosa (192m) e Labareda (191m).
No período da tarde ocorreram as provas no campus Benedito Bentes para os alunos e alunas da unidade de ensino. O resultado do gabarito foi divulgado na tarde desta segunda-feira pelo site da Oba