Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Estudantes do campus treinam e participam de prova da Mostra Brasileira de Foguetes

publicado: 20/05/2024 15h01, última modificação: 20/05/2024 15h01

Estudantes do Campus  Benedito Bentes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) participaram, na manhã de sexta-feira (17/5) do treinamento para a Mostra Brasileira de Foguete  - etapa nacional que ocorreu no mesmo dia no período da tarde. As atividades  aconteceram em uma área em frente  à unidade de ensino  e contou com as participações dos  professores Elder Claudino, Wellington Manoel, Jordana Rangely, Ricardo Vieira e Diego da Guia.

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e a  Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) são eventos abertos à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos, os quais devem preferencialmente participar voluntariamente. A prova da OBA ocorreu e foi  única e exclusivamente realizada na forma presencial dentro da escola sob supervisão dos professores aplicadores das provas.

Um dia  antes do treinamento, na quinta-feira (16/05), os estudantes do campus realizaram o primeiro treinamentoLançamento de  foguete por equipes. Antes dos treinos, o professor Eder Claudino explicou o funcionamento dos foguetes a jato de água. ”Quando vocês forem lançar o foguete vejam se há vazamentos, por meio das válvulas”, esclareceu o docente. Claudino também se referiu ao fio de lançamento que, pelo padrão, deve ter 5 metros de extensão, para evitar respingos de água sobre os lançadores.

Os lançamentos ocorreram por equipes em  uma única vez. As sete equipes foram  colocadas para  a mostra de foguetes foram: Vegas (228 metros); Nika (209,5m), Felipe Lima, Letícia Lima e Nicole Matias (207m); JKM (198m); Jubileu (193m); Nebulosa (192m) e Labareda (191m).

No período da tarde ocorreram as provas  no campus Benedito Bentes para os alunos e alunas da unidade de ensino. O resultado do gabarito foi divulgado na tarde desta segunda-feira  pelo site da Oba

Estudantes  preparam o foguete   Prova da MBOFOG