Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Estudantes de Logística participam de oficina sobre criação de Startup

Estudantes de Logística participam de oficina sobre criação de Startup

“Crie Inovação” orienta sobre como aprender e criar ideias de negócios inovadores, utilizando ferramentas e estratégias para sair do papel

por Gerônimo Vicente Santos publicado: 04/09/2024 16h33, última modificação: 05/09/2024 10h38
Exibir carrossel de imagens Manuella Lyra Estudantes assistem à oficina ministrada por Helisane Xavier e Maria Elizabeth

Estudantes assistem à oficina ministrada por Helisane Xavier e Maria Elizabeth

Estudantes do curso técnico integrado ao ensino médio em Logística  foram contemplados, na tarde desta quarta-feira (4/9) com uma  oficina intitulada “Crie Inovação, como aprender e criar ideias de negócios inovadores, utilizando ferramentas  e estratégias para tirar suas ideias do papel”, ministrada por  Maria Elizabeth  e Helisane Xavier, da Ali Ecossistemas, programa vinculado ao Serviço Brasileiro  de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O evento ocorreu no miniauditório do campus Benedito Bentes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal)  com o objetivo de  ensiná-los como criar e validar uma startup, como aprender criar ferramentas para tirar uma ideia do papel e como submeter projeto ao edital Startup Nordeste.

O evento fez parte da disciplina Gestão de Projetos e de Custos, ministrada pela professora Manuella Lyra. Durante aOficina sobre criação de startup (foto:Gerônimo Vicente) oficina, Maria Elizabeth e Helisane Xavier apresentaram aos estudantes o ecossistema  de sucesso das startups no Brasil e mostraram dados sobre Santa Catarina, onde surgiu a primeira incubadora do país e que hoje dispõe de 17.720 empresas com um crescimento de 28,4% ao ano com um faturamento de R$ 19,8 bilhões.Citou ainda a cidade do Recife-PE que dispõe de 300 empresas com emprego de 9,5 mil pessoas, sendo o terceiro do país em criação de startups. Foram citados ainda os exemplos do Vale do Silício, em São Francisco- Estados Unidos com 40 mil negócios inovadores  e de Tel-aviv em Israel com 1400 criações a cada ano.

Os problemas para a criação de uma startup também foram orientados aos estudantes pelas profissionais ministrantes da oficina que orientaram os participantes sobre a necessidade de solução, a partir da importância  de saber resolver um problema significativo para o cliente; a definição clara do problema, a partir de uma definição clara a ser resolvido; a proposta de valor  e a empatia com o cliente.

Os estudantes também receberam orientação quanto aos modelos de negócios realizados entre empresas como sendo de consumidor para consumidor, de negócio para consumidor  e direto com o consumidor.

Pitch perfeito

O ponto de maior atenção dos alunos  foi a apresentação do Pitch (apresentação breve) da startup que, segundo Maria Elizabeth, totaliza somente 6 minutos, distribuído em  Introdução, Problema, Mercado,Prova social, Modelo de Negócios, Time e  Justificativa, sendo cada etapa com um tempo de 30 segundos. Houve orientação também sobre a validação do modelo de negócio inovador, a partir da avaliação do produto mínimo viável e dos testes de validação de hipóteses, prototipagem, comunicação e feedback.  Outro ponto importante repassado aos participantes da oficina foi a apresentação da perspectiva de mercado por meio da definição de disponibilidade de mercado para o produto, avaliação e o espaço que a startup pode conquistar.

Entre os modelos de negócios que podem definir o sucesso da startup, Maria Elizabeth  e Helisane Xavier  citaram os negócios de assinatura, logística on demand (sobre demanda), economia compartilhada, digital first  e marketplace e citaram empresas nessas modalidades como a Netflix, Ifood, Airbnb, Nubank e Uber.

Durante a oficina foram apresentadas as startups de sucesso em Alagoas, entre elas, a Doity (empresa de eventos,criada por um ex- aluno do Ifal), a Trakto (Design inteligente),Hand Talk (tradutor de libras), Weni (empresa de software), Omitis (hortas hidropônicas) e Roga (software).