Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Estudantes de Logística do Ifal orientam feirantes sobre armazenagem de produtos vendidos aos clientes
conteúdo

Notícias

Estudantes de Logística do Ifal orientam feirantes sobre armazenagem de produtos vendidos aos clientes

publicado: 27/11/2019 15h06, última modificação: 27/11/2019 16h46
Exibir carrossel de imagens Gerônimo Vicente Leonita Raquel e Ana Célia  mostram projeto desenvolvimento junto aos feirantes do Benedito Bentes.

Leonita Raquel e Ana Célia mostram projeto desenvolvimento junto aos feirantes do Benedito Bentes.

As estudantes Ana Célia dos Santos e Leonita Raquel, do curso técnico de Logística do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) - Campus Benedito Bentes desenvolveram um projeto de extensão que está ajudando os feirantes do bairro, a descarregar, armazenar e distribuir melhor seus produtos para venda aos consumidores. A iniciativa resultou na distribuição de uma cartilha sobre armazenagem dos materiais vendidos.

Para concretizar o projeto, as alunas visitaram a feirinha do Benedito Bentes e perceberam  algumas irregulares quanto ao processo de armazenamento e distribuição dos produtos expostos nas barracas de venda. Elas conversaram com os feirantes e apresentaram a proposta de organização dos materiais, além de distribuir, entre eles, um questionário para que fossem relacionadas as dificuldades quanto à distribuição do estoque, armazenamento e à redução dos custos dos produtos.

Segundo Leonita  Raquel, antes do início do projeto foi realizado um levantamento bibliográfico sobre a realidade dos feirantes. “Fomos a campo com uma noção dos problemas pelos vendedores para armazenar materiais e  produtos em seu espaço de trabalho”,destacou a aluna.


Em vídeo, as alunas Ana Célia e  Leonita  Raquel contam como desenvolveram o projeto

Com essa coleta de dados sobre os feirantes, as estudantes fizeram  um cadastramento e depois uma pesquisa com eles para identificar as dificuldades com relação à armazenagem, estoques, técnicas e redução de custos. O resultado foi a elaboração de uma cartilha com dicas de diminuição dos custos e sobre melhor armazenagem de materiais e produtos negociados.

Na cartilha são oferecidas orientações sobre o planejamento de compras, organização das barracas  quanto à apresentação dos produtos,sobre o estoque com dicas sobre a sazonalidade de alguns produtos e identificação dos  compradores. No manual, as estudantes também incluíram informações sobre os fornecedores e o processo de negociação de compra, a segurança alimentar dos produtos, a fidelização do público e  o estoques de produtos perecíveis como pescado.

Ana  Célia explicou que  no início houve resistência dos feirantes por eles achavam que a forma que trabalhavam era a ideal, porém outros consideraram importantes as orientações  vindas do curso de Logística.