Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Estudantes de Logística aplicam a metodologia ativa em projeto de entrega do produto

por Gerônimo Vicente Santos publicado: 26/09/2023 15h16, última modificação: 26/09/2023 15h16
Exibir carrossel de imagens Gerônimo Vicente A partir da análise do mapa rodoviária, alunas traçam a entrega do produto.

A partir da análise do mapa rodoviária, alunas traçam a entrega do produto.

A aplicação da metodologia ativa na prática foi testada pelos alunos do curso técnico integrado ao ensino médio em Logística do Campus Benedito Bentes.reunidos no pátio da instituição e sob a orientação da professora Ana Karla, os estudantes  se reuniram para desenvolverem projeto de transporte de cargas de Maceió para as cidades interioranas de Alagoas. O modelo mais conhecido e praticado nas instituições de ensino é aquele em que o aluno acompanha a matéria lecionada pelo professor por meio de aulas expositivas, com aplicação de avaliações e trabalhos. Esse método é conhecido como passivo, pois o docente é o protagonista da educação.

A atividade consistia na leitura do mapa rodoviário do estado para, a partir de então discutir-se o projeto sobre como a carga rodoviária chegaria ao local estabelecido.

Os alunos foram divididos em grupos, os quais  representavam as cidades alagoanas. Para a cidade de Palmeiras dos Índios, os estudantes projetaram o transporte de  mel, a partir de um sistema de cooperativa. Para Santana do Ipanema, os alunos estudaram como se daria o transporte de carne bovina. Outro grupo analisou o transporte de palmeiras para a cidade de Maragogi, no litoral norte do estado. O transporte de diamantes foi estudado pelos estudantes, cujo projeto atenderia a cidade de Piaçabuçu, no litoral sul de Alagoas. E, por  fim, o grupo que  projetou o transporte de coco verde de Maceió para Arapiraca.