Notícias
Estudantes de Enfermagem recebem conhecimentos práticos em Urgência e Emergência do Corpo de Bombeiros
Com demonstrações técnica da equipe do Resgate, alunos realizam simulaçoes de atendimento pré-hospitalar
Alunos e alunas do curso técnico subsequente em Enfermagem durante treinamento do Corpo de Bombeiros
Os estudantes do curso técnico subsequentes em Enfermagem do Campus Benedito Bentes do Ifal tiveram nesta quinta-feira (25) um dia de aprendizado especial. Eles receberam a visita de uma equipe do Resgate do Corpo de Bombeiros Militar que ofereceu noções teóricas e práticas sobre atendimento pré-hospitalar. As atividades ocorreram em dois espaços do campi com início no auditório, ocasião em que o soldado Félix proferiu uma palestra sobre os procedimentos de atendimento a uma vítima de acidente ou de outras situações de emergência e explicou as providências para o salvamento. O militar apresentou noções sobre a utilização dos equipamentos durante a movimentação e deslocamento do paciente, as técnicas de ventilações, a partir do uso de máscaras como o dispositivo válvula-máscara e do desfibrilador portátil. Ainda nesta primeira etapa, o soldado Félix fez uma simulação de massagem cardíaca sob os olhares atentos dos estudantes.
A segunda etapa ocorreu no ginásio de esportes do campus, onde a atividade foi dividida pelos períodos dos alunos. Enquanto uma turma aprendia noções de massagens cardíacas, outras participavam de simulações de atendimento.
Para o soldado Félix, o momento é de muita alegria, porque é uma oportunidade de compartilhar conhecimentos na área de resgate do Corpo de Bombeiros. “Então foi bom compartilhar e aprender com eles”, acrescentou.
A coordenadora do curso técnico subsequente de Enfermagem, Patrícia Cavalcante disse que “o treinamento foi muito importante para os alunos do último período, do estágio Urgência e Emergência com participação dos bombeiros, através do atendimento pré-hospitalar, assunto que os alunos já viram no curso, mas reforçar na prática é sempre importante”.
A professora Paulyanne Araújo, que organizou a visita técnica, declarou que os alunos precisam ter essa visão ampliada de atuação nas várias áreas de atendimento e o resgate é uma delas. ”Tivemos várias oportunidades de contar com a parceria do Corpo de Bombeiros e agradecemos muito por esta ajuda”, ressaltou a docente.
O estudante Levi França, do quinto período de Enfermagem, disse que a atividade é importante para enriquecer a gente para se aprofundar e prestar um serviço mais completo na urgência e emergência, já que significa também que será minha área de atuação e serviu ainda para prestar atendimento a uma parada cardiorrespiratória em um local público, por exemplo. “Significa muito não somente para nós, mas para qualquer pessoa”, opinou o estudante”. Israel Constantino concordou com o colega de sala de aula e disse que o treinamento amplia os conhecimentos adquiridos durante o curso.
Simulações
No ginásio de esportes, os estudantes praticaram os procedimentos de urgência e emergência e simularam situações de acidentes e socorro às vítimas. As turmas foram divididas entre a sargento Gabriela, o sargento Roland e ainda entre o soldado Félix e o condutor da Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência), Madson, equipe do Resgate do Corpo de Bombeiros que participou da atividade no Campus Benedito Bentes.