Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Estudantes de Enfermagem orientam adolescentes da comunidade sobre Gravidez não planejada.

A exposição do trabalho ocorreu no auditório da unidade de ensino e fez parte da atividade da disciplina Saúde da Mulher, ministrada pela professora Paulyanne Araújo.

por Gerônimo Vicente Santos publicado: 21/02/2024 10h08, última modificação: 21/02/2024 14h36
Exibir carrossel de imagens Paulyanne Araújo/colaboração atividade reuniu adolescente do Centro de Referência em Assistência Social da comunidade Selma Bandeira.

Alunos do segundo ano do curso técnico subsequente em Enfermagem do Campus Benedito Bentes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) apresentaram, na tarde desta segunda-feira (20), um trabalho sobre “Gravidez na Adolescência” para jovens e adolescentes vinculados ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da  comunidade Selma Bandeira, localizada no bairro Benedito Bentes.O curso técnico subsequente é composto por estudantes que concluíram, no mínimo, o ensino médio e prosseguiram os estudos. No campus Benedito Bentes, o curso técnico em Enfermagem é oferecido nesta modalidade.

A exposição do trabalho ocorreu no auditório da  unidade de ensino e fez parte da  atividade da disciplina Saúde da Mulher, ministrada pela professora Paulyanne Araújo. Para a docente, “a gravidez não planejada é consequência da  imaturidade de meninos e meninas e, é por isso que é importante  conscientizá-los sobre  as consequências”.

Apresentação do tema para adolescentes do CRAS (Foto: Gerônimo Vicente)O trabalho foi apresentado por equipes. O primeiro grupo expôs sobre A Saúde Mental na Gravidez, o segundo sobre Gravidez na Adolescência- aspectos legais e, mais um outro estimulou  dinâmicas entre os estudantes e  os convidados. Na ocasião, alunos e alunas explicaram para o público juvenil, todas as consequências de uma gravidez sem planejamento e que pode acarretar em danos para a saúde do bebê e da gestante. Quanto aos aspectos legais, a turma  orientou os participantes sobre  a  proteção social à adolescente-gestante, conforme  estabelece o Estatuto da Criança e do adolescente (Eca).

Dados de uma pesquisa realizada em 2020 apontam que 1043 adolescentes  se tornaram mães  por dia no Brasil. Por hora, nascem  40  bebês de genitores na faixa etária de 10 aos 14 anos.Os dados são do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc), ferramenta do do Sistema Único de Saúde (SUS). Estresse, ansiedade e depressão são doenças que afetam adolescentes em gravidez não planejada.

Os estudantes também realizaram dinâmicas com as crianças e adolescentes do CRAS  sobre a temática em discussão, como  a atividade “brincando de adivinhar”, montagens de quebra-cabeça.

.

Organização de quebra-cabeça