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Estudantes criam brinquedos terapêuticos para utilização com crianças em tratamento de saúde

Objetos lúdicos foram produzidos durante a disciplina Estudos Aplicados à Saúde da Criança a disciplina

publicado: 22/10/2025 15h52, última modificação: 23/10/2025 08h53
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estudantes apresentam brinquedos terapêuticos durante a aula

Estudantes do quarto período do curso técnico subsequente em Enfermagem do Campus Benedito Bentes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) produziram brinquedos terapêuticos que foram apresentados na terça-feira (I21/10) durante a disciplina Estudos Aplicados à Saúde da Criança, ministrada pela professora Roseanne Nobre. O objetivo da atividade foi a utilização dos objetos lúdicos no âmbito hospitalar e da atenção primária à saúde.A partir do uso do brinquedo terapêutico no curso de Enfermagem, os estudantes aprendem,durante a formação, como usar os objetos infantis como instrumento de comunicação e cuidado com a criança. .A técnica é aplicada no curso técnico  em Enfermagem a patir dos três tipos principais:

Brinquedo instrucional: usado para explicar procedimentos (ex: mostrar como será uma injeção com bonecos).

 Brinquedo dramático/catártico: ajuda a expressar sentimentos de medo, raiva ou dor.

Brinquedo capacitador/enfrentamento: prepara a criança para lidar com situações novas e reforça comportamentos positivos.

:A professora Roseanne Nobre explicou que o  uso do brincar como forma de cuidar começou a ser estudado por psicólogos e enfermeiros na década de 1950, especialmente nos Estados Unidos e  na Inglaterra, quando profissionais das áreas perceberam que crianças hospitalizadas sofriam com medo, ansiedade e dor.”Pesquisadores observaram que o brinquedo ajudava a criança a compreender e enfrentar as situações de hospitalização e tratamento.No Brasil, o brinquedo terapêutico foi introduzido na enfermagem a partir da década de 1980, sendo estudado e sistematizado por Enfermeiras como Vera Lúcia Mendes e Maria Aparecida Santos”,afirmou a docente.

Em 2005, o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) publicou a Resolução nº 295/2004, que tornou obrigatória a utilização do brinquedo terapêutico na assistência de enfermagem à criança hospitalizada.

Os estudantes do curso técnico do Campus Ifal - Benedito Bentes aprendem, durante a formação, como usar o brinquedo terapêutico como instrumento de comunicação e cuidado com a criança, com a finalidade de diminuir a ansiedade e medo,facilitar o vínculo com a equipe de enfermagem, ajudar a compreender o tratamento e promover o bem-estar e o desenvolvimento emocional.

 Na disciplina, os alunos produzem um brinquedo terapêutico usado para a prática em saúde no contexto da atenção básica, especificamente, para o manejo da imunização e prática hospitalar  e ainda para o manejo quanto à internação hospitalar e ao uso de punção venosa e hemoterapia.

Os brinquedos trazem incentivo  às crianças a se  adaptar  ao tratamento e entre os objetos criados estão bonecos de panos, revistas em quadrinhos, certificados, tendo a palavra “coragem" o termo apropriado para  conquistar a interação das crianças em tratamento.