Notícias
Estudante do Campus Benedito Bentes conquista medalha de ouro na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC)
Vinicius Lopes Ramos, do primeiro ano do curso técnico integrado, está entre os melhores da competição brasileira
O estudante Vinicius Lopes Ramos, do primeiro ano do curso técnico integrado em Logística do Instituto Federal de Alagoas - campus Benedito Bentes, conquistou a medalha de ouro na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC). O resultado foi anunciado no sábado (5/10) e foi motivo de muita comemoração dos familiares do aluno e de todos os servidores da unidade do Ifal localizada na parte alta de Maceió.
A ONC é uma competição destinada a estudantes do 6° ano ao Ensino Médio, com o intuito de promover o conhecimento científico e serve como uma seleção para que os alunos representem o Brasil na Olimpíada Internacional Júnior de Ciências (IJSO).Trata-se de um evento técnico-científico organizado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). As provas ocorreram no período de 15 a 17 de agosto deste ano e o campus participou com um grupo de 12 estudantes formado por 6 alunos do primeiro ano, 4 alunos do segundo ano e 2 alunos do terceiros anos.
“A ONC aborda todos os tipos de ciências. A Humana que compreende História, Geografia e Filosofia. As Ciências da Natureza que compreendem Física, Química e Biologia e Ciências Exatas que incluem a Matemática. O período de preparação foi em agosto e bem curto. A própria plataforma da ONC lhe permite se preparar para a primeira e segunda fase”, disse Vinicius.
Fica a dica
O aluno medalhista explicou que para se preparar para a primeira fase consultou os assuntos na internet, principalmente nos sites Toda Matéria e Brasil Escola. Ele também usou do ChatGP para reforçar os estudos. “Na segunda fase eu reforcei o material da ONC para ter uma noção do que podia cair na prova.Depois fiz mais questões das matérias e, com isso, eu obtive a medalha de ouro”, ressaltou Vinicius Lopes que, antes da prova, tinha uma expectativa de uma premiação na ONC devido aos estudos preparatórios.
“Quando vi que tinha ganho a medalha de ouro, fiquei muito feliz, meus pais comemoram muito.A gente se abraçou.Foi muito emocionante”, acrescentou.
O aluno também está se preparando para a Olimpíada Brasileira de Matemática por meio de consultas às provas antigas, principalmente, questões de Geometria e Análises Combinatórias que são essenciais. Na opinião de Vinicius, se esses assuntos forem bem dominados é certeza de medalha.
A recomendação para os colegas dada por Vinícius é estudar.”Estudar é o caminho para tudo. Você vai para aonde quiser. Se não conseguir da primeira, prossegue até alcançar uma medalha ”, aconselhou.
Vinicius Lopes destaca que os professores Eder Claudino (Física) e Wellington Manoel (Matemática) incentivaram muitos ele e seus colegas a estudarem e se prepararem para as olimpíadas. “Tanto que na Olimpíada de Astronomia eu e outro amigo meu fomos medalhistas de bronze”, prosseguiu.