Notícias
Esporte obtém lugar de destaque entre as ações positivas do Ifal-Benedito Bentes em 2025
Handebol ganha evolução em competições locais e pesquisa de estudantes se projeta em evento internacional de Educação Física
O salto qualitativo do Ifal Campus Benedito Bentes em 2025 vai além do ensino, pesquisa e extensão. O esporte também ocupou lugar de destaque entre as atividades que envolveram os estudantes na instituição federal de ensino. Por isso, nesta reta final de 2025, vale enfatizar as conquistas e o desempenho dos alunos do campus em eventos e competições esportivas em nível local e nacional.
O professor de Educação Física, Maurício Ricardy traça uma retrospectiva positiva no cenário dos esportes do Ifal-Benedito Bentes. “Trabalhamos com esporte escolar, com o handebol sendo o esporte no qual mantemos treinos regulares, por semana”, afirmou o docente.
O professor avalia que o handebol masculino evoluiu bastante, mas ainda não conseguiu premiação nas competições. Quanto à equipe feminina, as alunas obtiveram o 3º lugar na Copa Rommel e o vice-campeonato na Copa Fantástico.
Retrospectiva 2025
O cenário do desporto científico no Ifal- Benedito Bentes começou bem e, logo no primeiro mês de 2025, ocasião em que três estudantes do curso técnico em Logística tiveram três trabalhos aprovados no Congresso Internacional de Educação Física, realizado de 17 a 21 de janeiro deste ano, em Foz de Iguaçu-PR. Orientadas pelo professor de Educação Física, Maurício Ricardy, as estudantes Maria Eloísa Galdino, Ariella Geovana e Rayanne Valéria representaram seus grupos no evento, apresentando, oralmente, os resultados dos estudos. Elas participaram de três grupos compostos por 19 estudantes que integraram a Prática Profissional Integrada (PPI), no componente curricular Educação Física. A PPI ocorre em todas as séries do ensino médio integrado do curso técnico em Logística.
As pesquisas realizadas pelas estudantes tiveram o objetivo de verificar a influência de 16 sessões de ginástica laboral na flexibilidade de coluna, na saúde e qualidade de vida e na diminuição de dores.Depois de receberem elogios na Mostra de Ciências do Campus Benedito Bentes (Mocibe), os trabalhos foram enaltecidos por professores especialistas, mestres e doutores em Educação Física das cinco regiões brasileiras, durante as apresentações no congresso internacional.Os avaliadores destacaram a importância de estudantes de ensino médio estarem participando de um evento científico internacional.
Maio de 2025
Oitenta estudantes do curso técnico em Logística - integrado ao ensino médio - participaram da 4ª Oficina de Lutas
Marciais. Os discentes estiveram no evento esportivo sob a supervisão do professor Maurício Ricardy, de Educação Física. O evento esportivo foi organizado pelo Campus Palmeira dos Índios e, segundo o docente, devido a dimensão da oficina e com o apoio da Direção Geral do campus Benedito Bentes levou os alunos ao espaço anfitrião. “Assim, os nossos estudantes conseguiram conviver com as várias artes marciais. É muito importante para a vivência deles”, explicou.
Agosto de 2025
Esse mês foi a vez do principal evento esportivo promovido pelo campus que foram os JIFs ( Jogos dos Institutos Federais) locais. A cultura dos nove estados da região Nordeste recebeu uma homenagem especial durante a abertura da competição durante a solenidade que ocorreu na quadra de esportes.Treze modalidades foram movimentadas nesse período.
Setembro de 2025
A equipe juvenil feminino do Campus Benedito Bentes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), treinada pelo professor
Maurício Ricardy, conquistou a medalha de bronze na Copa Rommel Vieira de Handebol, que ocorreu de 23 de agosto a 20 de setembro em Maceió. A competição ocorreu em rodízio simples entre as quatro equipes participantes.O time foi derrotado pelos colégios Ativo e Rommel Vieira e venceu a equipe do Colégio Carlos Gomes e obteve a medalha de bronze. A competição escolar foi destinada a atletas nascidos até 2007.
Perspectiva 2026
A perspectiva para 2026 é de que os treinamentos de handebol prossigam e segundo o professor Maurício Ricardy talvez haja a formação de uma equipe de futsal masculino ”Já que temos bons atletas”, ressaltou.