Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Especialização em Ciências da Religião e ensino Religiosa terá apresentação do primeiro TCC na noite desta quarta-feirta (9/7)
conteúdo

Notícias

Especialização em Ciências da Religião e ensino Religiosa terá apresentação do primeiro TCC na noite desta quarta-feirta (9/7)

publicado: 09/07/2025 16h18, última modificação: 09/07/2025 16h18

A primeira defesa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Especialização em Ciências da Religião e Ensino Religioso do Instituto Federal de Alagoas – IFAL, campus *Benedito Bentes ocorre na noite desta quarta-feira (9/7) às 20h de forma virtual pela plataforma Google Meet, por meio do link:👉 [https://meet.google.com/vso-nkuj-vsy](https://meet.google.com/vso-nkuj-vsy) 

O autor do trabalho é o aluno Yvisson Gomes, que mesmo já sendo doutor, escolheu se preparar ainda mais, confiando e investindo em nossa Especialização. Seu empenho, seriedade e compromisso com o conhecimento e com o diálogo inter-religioso têm sido exemplares.Sob a orientação do professor Dr. Hugo Brandão, o TCC traz um tema ousado, original e de grande relevância filosófica e social, relacionando a potente filosofia do filósofo alemão F. Nietzsche é uma entidade/deidade do Candomblé que sofre tantos ataques, preconceitos e um intenso processo de demonização: Exu. 

A pesquisa propõe um diálogo potente e necessário entre a filosofia provocadora de F. Nietzsche é a figura enigmática e injustamente demonizada de Exu, divindade central das religiões de matriz africana, especialmente o Candomblé, religião originalmente afro-brasileira! Trata-se de um estudo que desafia preconceitos, convoca à escuta e reabre caminhos para pensar a existência, a liberdade e a ética da encruzilhada.

Segundo o coordenador do curso de pós-graduação, Hugo Brandão, este é um momento histórico para todos nós: é a primeira defesa de TCC da nossa Especialização e marca o compromisso do IFAL – especialmente do campus Benedito Bentes – com a produção de conhecimento crítico, plural e decolonial.