Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Especialista pesquisa a influência do líder na promoção do bem-estar social dos liderados no ambiente de trabalho
conteúdo

Notícias

Especialista pesquisa a influência do líder na promoção do bem-estar social dos liderados no ambiente de trabalho

Pós-graduado pelo Campus Benedito Bentes analisa a influência das publicações sobre o tema na prática da ação entre líderes e liderados

por Gerônimo Vicente Santos publicado: 29/03/2023 10h50, última modificação: 29/03/2023 10h50

 A atuação do líder na promoção do bem-estar no ambiente de trabalho é a temática principal de um artigo científico produzido pelo especialista Edson Sá, pós-graduado em Desenvolvimento Organizacional pelo Campus Benedito Bentes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). No trabalho escrito, o profissional faz uma análise da literatura acerca do papel dos líderes e reflete sobre o impacto que as lideranças exercem na promoção deste bem-estar dos liderados.

Historicamente, vinculado ao poder físico, a supostas forças sobrenaturais, a hierarquias militares ou poder econômico, conforme cita o artigo, a liderança nos últimos anos passou a influenciar  na construção de um ambiente laboral saudável, no qual o relacionamento interpessoal  reflete  no bem-estar das pessoas no que se refere a fatores como, saúde, autodesenvolvimento, engajamento e desempenho profissional.

Para o especialista, “o estudo pretende contribuir com as organizações para a identificação e adoção de práticas de liderança que impactem, positivamente no bem-estar dos funcionários, contribuindo para uma melhor postura e comportamento de líderes, a fim de potencializar seu próprio desempenho, o de suas equipes e de toda a organização”, destacou o profissional no artigo.

O que seria então um indivíduo com bem-estar? o autor do artigo cita autores como Paschoal e Tamayo ao usarem as conceituações de  Ryff e Keyes,os quais trazem a definição de que “um indivíduo com alto bem-estar é aquele que apresenta altos índices de autoaceitação, relação positiva com os outros, (autodeterminação, independência e auto regulação do comportamento), controle do ambiente (habilidade do indivíduo para escolher ou criar situações adequadas às condições pessoais), propósito na vida (senso de direção que contribui para a percepção de que a vida é significativa) e crescimento pessoal (desenvolvimento do potencial do indivíduo e da sua expansão como pessoa).

Defesa do especialista Edson SáAo inferir que é possível o exercício da liderança na promoção do bem-estar no ambiente  laboral, o autor  realizou uma análise  das produções acadêmicas  nos últimos 15 anos sobre o tema. Durante a pesquisa, foram encontradas 136 publicações acerca da temática liderança e bem-estar combinados, porém a partir de filtragem, apenas 68 delas no idioma português. A maior parte tratava sobre o bem-estar do líder no exercício de suas funções, o que se pode entender que  a influência dos líderes na promoção do bem-estar dos liderados carece de um estudo mais aprofundado.

No restrito material teórico encontrado sobre o tema do artigo, o autor  concluiu que  a literatura  mostra que  o bem-estar no ambiente de trabalho tem se tornado cada vez mais,  objeto de desenvolvimento das ações dos gestores e que os trabalhadores envolvidos na política de bem-estar no ambiente de trabalho tendem a ser mais produtivos. Contudo, para Edson Sá, embora a literatura afirme que o bem-estar dos liderados é impactado pela postura dos líderes, para ele,  é importante que a ação seja validada de forma empírica e, portanto,  recomenda a identificação, a partir da percepção dos próprios funcionários em avaliar se a teoria  corresponde à prática proposta.O estudo teve o professor Marcio Yabe como orientador.]

Leia o artigo

Especialização em Desenvolvimento Organizacional: inscrições abertas

A pós-graduação em nível de lato sensu é ofertada pelo Campus Benedito Bentes desde 2019 e abre nesta quinta-feira (30) inscrição para a terceira turma. O curso tem duração de um ano e as aulas são ministradas por meio da EAD (Educação a Distância). Segundo a coordenadora da especialização, a professora Ana karla Cavalcante, os estudantes durante o curso de pós-graduação têm  noções de organização de gestão de recursos humanos, de processos e de toda um desenvolvimento de uma organização. Um dos  focos é  unir o mercado de trabalho e os setores público, privado e o terceiro setor na solução de problemas e no desenvolvimento  social econômico", declarou a coordenadora.

A docente afirma ainda que vários resultados práticos, por meio de artigos e de trabalho de conclusão de curso (TCC) têm contribuído na mudança de postura de relacionamento entre empresas, colaboradores e clientes.