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Equipes do Ifal se destacam no NASA Space Apps Challenge Maceió 2025
FarmCast e BioHarvest foram as experiências exitosas desenvolvidas por estudantes do Campus Benedito Bentes para a maratona de programação
A equipe Forecast do Campus Benedito Bentes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) conquistou o segundo lugar na etapa local do NASA Space Apps Challenge 2025, o maior hackathon do planeta. O evento, realizado nos dias 4 e 5 deste mês no Centro de Inovação do bairro Jaraguá em Maceió, reuniu 150 participantes distribuídos em 29 equipes em mais de 24 horas ininterruptas de aprendizado, criatividade e desenvolvimento de soluções para desafios reais da humanidade.A capital alagoana se uniu a mais de 400 cidades em todo o mundo, participando simultaneamente da maior hackathon do planeta, promovida pela Nasa.
Hackathon é um evento que reúne programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de software para uma maratona de programação, cujo objetivo é desenvolver um software ou solução tecnológica que atenda a um fim específico.
A equipe Forecast, liderada pelo professor Marcos Charles e formada pelos estudantes Anna Rebeca da Silva Lima, Geydson Almeida de Souza, Lilyan Gabrielly Barros dos Santos, Sarah Elisa Delfina Soares da Silva e Sofhia Marques Soares Bezerra, conquistou o segundo lugar na etapa local com a plataforma FarmCast que utiliza modelos de predição desenvolvidos por agências espaciais - Agência Espacial Brasileira (AEB), INPE e NASA - em previsões acessíveis e aplicadas à produção de café. A solução apoia as decisões de agricultores e indústrias, contribuindo para a resiliência climática e a sustentabilidade na agricultura.
A equipe Vitalis foi outro destaque do Ifal. Teve na liderança a professora Jordana Rangely e foi
integrada pelos estudantes Carlos Eduardo Santos da Silva, Clarisse Vitoria da Conceição Souza, Ellis Regina Santos Tavares, Guilherme Teófilo da Silva Fonseca, Kaio Breno Martins da Silva. A plataforma desenvolvida no evento científico foi o BioHarvest, um jogo educativo interativo que mostra os resultados de diferentes escolhas de plantio e tecnologias aplicadas a cada bioma mundial, promovendo o aprendizado sobre sustentabilidade de forma lúdica e acessível.
O evento contou com palestras sobre resolução de problemas, modelo de negócios e técnicas de pitch (apresentação concisa e objetiva), além de mentorias especializadas que apoiaram o desenvolvimento das soluções. A edição maceioense foi organizada pelo Vertex, em parceria com a Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Secti), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e o Laboratório de Inovação Inclusiva da Ufal (Liinc).
Para os docentes que lideraram as equipes, “as conquistas reforçam o compromisso do Ifal com a inovação, a ciência aplicada e a formação de estudantes protagonistas, preparados para criar soluções que conectam tecnologia, sustentabilidade e impacto social”.
“É muito gratificante ver estudantes de 16 anos, que cursam técnico integrado ao ensino médio, pensando e colocando em prática soluções para facilitar a vida de outras pessoas. Este desafio mostrou que eles podem apresentar soluções reais para problemas reais do mundo” afirmou Marcos Charles.
"Experiência incrível"
Os estudantes classificaram a experiência de viver uma maratona como “incrível", ainda mais por ser promovida pela NASA. “Fomos pela experiência e graças ao nosso esforço e dedicação conseguimos alcançar o segundo lugar dentro de um evento onde a maioria dos concorrentes eram adultos e estudantes de TI (Tecnologia da Informação).Mas não baixamos a cabeça e insistimos na nossa ideia, e até o fim perseveramos! Foi cansativo, estressante, desafiador, mas juntos pudemos alcançar além do que fomos buscar, além de ter tido contato com pessoas com grande influência que nos auxiliaram a todo momento e ter adquirido diversas experiências”, afirma Sofhia Soares.
Para Rebeca Lima, outra aluna participante, o que a motivou para a disputa da competição foi a busca por novas experiências, conhecimento e adrenalina de uma maratona. “Acredito que um dos momentos que mais trouxe relevância no meu aprendizado foi a palestra da Dra. Nathalia Quiroz sobre como achar e resolver um bom problema. A forma como ela abordou as diversas maneiras de filtrar os sintomas de um problema até chegar na raiz me fez pensar com mais clareza. Além de mentores excepcionais, que nos auxiliou durante essa jornada, nos fazendo pivotar (mudar significativamente a direção ou o modelo de um negócio, produto ou serviço) quando necessário, mas também, acreditar em nós mesmos. Foi um final de semana tenso, estressante e cansativo, mas que nos trouxe uma experiência incrível, bem como os frutos que foram gerados em nossas vidas. Mais do que a solução que entregamos ou o prêmio, o maior ganho nessa maratona foi o aprendizado, o desenvolvimento da habilidade de trabalhar em equipe e sob pressão, declarou a discente.
“Participar de um desafio vinculado à Nasa foi uma experiência intensa e enriquecedora. Inicialmente, tínhamos uma proposta bem diferente, mas, graças a orientações valiosas, pivotamos e, com o auxílio dos mentores, conseguimos construir a ideia que nos levou a esse resultado incrível. Como estudante do ensino médio, foi uma honra competir ao lado de participantes mais experientes e conquistar o segundo lugar nesse hackathon, declarou Lilyan Santos.
Geydson Almeida ressaltou que participar e solucionar um desafio em um evento como esse não é fácil, mas também não é impossível.”Foram dois dias intensos, repletos de aprendizado, inovação e dedicação para resolver um dos desafios propostos pela Nasa. Não fomos com a expectativa de subir ao pódio, afinal, sabíamos da grandiosidade do evento. Fomos em busca de conhecimento, e que aprendizado tivemos! Mas, para nossa surpresa e felicidade, além de todo o aprendizado, ainda levamos o prêmio de segundo lugar para casa. O evento foi simplesmente incrível. Que venham os próximos desafios!, destacou o estudante.
A professora Jordana Rangelly, coordenadora de Pesquisa e Extensão do Campus Benedito Bentes, afirmou que mais uma vez, o desempenho dos estudantes provou que a pesquisa e a inovação são levadas a sério pelo Ifal Benedito Bentes.”Mais de 36 horas de imersão em desenvolvimento de projetos, em uma plataforma totalmente em inglês, com criação de aplicativos e jogos, palestras inspiradoras, oficinas, mentorias e momentos de aceleração. Uma experiência intensa que nos transformou e motivou ainda mais. Agradecemos a todos os parceiros que tornaram isso possível!”.
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