Notícias
Equipe Vitalis do Ifal Benedito Bentes é selecionada para a etapa global do Nasa Space Apps Challenge 2025
A internacionalização da pesquisa do Ifal - Campus Benedito Bentes dá mais um passo largo e, em curto tempo, ganha o reconhecimento global. A Equipe Vitalis, formada por estudantes do curso técnico ao ensino médio foi selecionada para representar Alagoas na etapa global do Nasa Space Apps Challenge (Desafio de Aplicativos Espaciais) - versão 2025, o maior o maior hackathon (maratona de inovação) do mundo promovido pela Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (Nasa).
A equipe é liderada pela professora Dra. Jordana Rangely e composta pelos estudantes Ellis Regina Santos Tavares, Clarisse Vitória da Conceição Souza, Guilherme Teófilo da Silva Fonseca, Carlos Eduardo Santos da Silva e Kaio Breno Martins da Silva, todos do terceiro ano do ensino médio.
Desafio de aplicativo trata-se do “NASA Farm Navigators: Using NASA Data Exploration in Agriculture” (Navegadores Agrícolas da NASA: utilizando a exploração de dados da NASA na agricultura).no qual tem como solução desenvolvida, um jogo educativo interativo que utiliza dados abertos da Nasa para simular cenários agrícolas e ensinar práticas sustentáveis, conectando tecnologia, ciência e educação ambiental.
Além do reconhecimento internacional, a equipe terá uma reunião de negócios com Jean Paul Torres Neumann, CEO da NTech, presidente do Vertex – Institute of Technology and Innovation (Instituto de tecnologia e Inovação) e dirigente na área de Pesquisa e Desenvolvimento para a Indústria 4.0.A professora Jordana Rangelly afirmou que essa parceria reforça as possibilidades de colaboração, inovação aplicada e desenvolvimento de soluções tecnológicas com impacto educacional e social.
Os estudantes e professores participantes integram o Núcleo de Estudos sobre Organizações, Gestão, Empreendedorismo, Tecnologia e Qualidade (NeoGeteq), grupo de pesquisa do Ifal liderado pelos professores Jordana Rangely e Diego da Guia. O núcleo atua na promoção da inovação, do empreendedorismo e da pesquisa aplicada, desenvolvendo soluções tecnológicas e educacionais que conectam ciência, sustentabilidade e impacto social, reforçando o protagonismo dos nossos alunos.
Também merece destaque a Equipe Forecasters, liderada pelo professor Marcos Charles e composta pelos estudantes Anna Rebeca da Silva Lima, Geydson Almeida de Souza, Lilyan Gabrielly Barros dos Santos, Sarah Elisa Delfina Soares da Silva e Sofhia Marques Soares Bezerra. A equipe conquistou o segundo lugar na etapa local com a plataforma FarmCast, que utiliza modelos de predição desenvolvidos por agências espaciais para auxiliar na tomada de decisões agrícolas, unindo tecnologia, inovação e sustentabilidade.
O Nasa Space Apps Challenge é um hackathon internacional que reúne programadores, designers, cientistas e estudantes de todo o mundo para criar soluções inovadoras para desafios globais, utilizando dados reais das missões da Nasa.

