Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Enfermagem no contexto da pandemia é tema da palestra de abertura da 4ª Semana de Enfermagem do Ifal
conteúdo

Notícias

Enfermagem no contexto da pandemia é tema da palestra de abertura da 4ª Semana de Enfermagem do Ifal

O evento que se estende até o dia 21, envolve estudantes, profissionais e docentes e ocorre na semana comemorativa a esta categoria profissional da área da saúde

por Gerônimo Vicente Santos publicado: 19/05/2022 14h42, última modificação: 20/05/2022 17h37
Exibir carrossel de imagens Gerônimo Vicente Santos Evento teve início nesta manhã e prossegue atéo dia 21.

Evento teve início nesta manhã e prossegue atéo dia 21.

A 4ª Semana de Enfermagem do  Ifal (Instituto Federal de Alagoas) foi aberta na manhã desta quinta-feira (19) no auditório do Campus Benedito Bentes, unidade de ensino que oferta o curso técnico subsequente. O evento que se estende até o dia 21, envolve estudantes, profissionais e docentes e ocorre na semana comemorativa  a esta categoria profissional da área da saúde. A mesa solene da  abertura foi composta pelo diretor-geral do campus, Alexandre Bonfim Barros, pela coordenadora do curso técnico, Patrícia Cavalcante, pela representante da Associação Brasileira de Enfermagem, seção- Alagoas (Aben), Ivanir Maria Adelino, pelo representante do Conselho Regional de Enfermagem em Alagoas, Wesley Feitosa e pela representante estudantil, Tatiane Correia Lins, do segundo período.

Diretor-geral Alexandre Bonfim Barros abre o evento (Gerônimo Vicente Santos)Para o diretor Alexandre Bonfim, o evento é marcante também  para a segunda turma do curso técnico subsequente de Enfermagem que está concluindo e  que foi prejudicada pela pandemia. “O trabalho que o profissional de Enfermagem faz é fundamental e vocês quando chegarem ao mercado de trabalho serão bem recebidos. Nós temos um histórico aqui no campus  de 100% de aceitação no mercado de trabalho e pela sociedade. Temos um histórico de aprovação de alunos,  ainda no segundo período do curso e nos primeiros lugares.Temos carga horária que mescla atividade em sala de aula e de campo, ou seja a prática”, declarou o dirigente durante a cerimônia.

Para a coordenadora do curso, Patrícia Cavalcante, o momento é um exercício de compartilhamento de alegrias, deCoordenadora do curso técnico em Enfermagem,  Patrícia Cacalcante dividir informações e  de luta por uma enfermagem de  qualidade, para elam, para passar  aos alunos, além de um atendimento técnico, científico e humano. É  um evento importante com pessoas importantes para vocês aproveitarem o máximo”, acentuou a coordenadora. Ivanir Avelino, da Aben, explicou que o profissional de enfermagem se dedica demais ao ser humano e, por isso, a profissão faz a diferença, sendo ele  técnico ou o enfermeiro. “Deveríamos ser reconhecidos melhor, tanto no incentivo financeiro como cultural”, destacou. A representante da Aben também explicou sobre o papel da entidade na  formação do profissional de enfermagem.

Wesley Feitosa, do Conselho Regional de Enfermagem lembrou a participação dos profissionais no processo de vacinação. “Salvamos vidas todos os dias. Somos 80% da mão-de-obra do SUS.A pandemia veio mostrar  a essencialidade  do profissional de  enfermagem”, declarou.

Após os depoimentos, o evento seguiu pela manhã com a palestra da professora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Tatiane Lins, representante estudantil, em seu discurso, lembrou a experiência do aprendizado no período remoto. 

O início do evento também foi marcado por uma homenagem de um minuto de silêncio ao professor André Fidélis, que faleceu no final do mês anterior. 

Palestra

O início da Semana de Enfermagem foi sequenciada com uma palestra da professora Laís Miranda Costa, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) que proferiu o tema “A Enfermagem no contexto da pandemia da Covid-19: que lições aprendemos”. A docente traçou um panorama da relação das atividades dos profissionais de enfermagem em plena pandemia e citou entre as dificuldades a mortalidade dos  profissionais, cujos dados apontam que  um terço deles que morreram no mundo é do Brasil, segundo  o Observatório de Enfermagem do Conselho Federal. Ela exemplificou ainda,  as mudanças no processo educativo, mediante o ensino remoto emergencial e que ensejou desafios como, a dificuldade de acesso à internet de qualidade, a falta de  equipamentos compatíveis com o formato de ensino, a relação professor e aluno e a ausência de capacitação em tecnologias de comunicação e informação para os profissionais. Durante a palestra, a professora  disse que  os técnicos em enfermagem e enfermeiros não são heróis, mas acolhedores com  atenção à saúde e inseridos na política de humanização. Entre os desafios impostos para o período pós-pandemia, Laís  Miranda  relacionou, durante a palestra, ajustes no sistema de trabalho com destaque para as relações interpessoais com mais abordagens científicas. Ela citou algumas experiências implantadas em Alagoas como, o resultado da relação profissional com a pandemia, a exemplo, a implantação da central de atendimento por aplicativo, em Maceió e a continuidade de atenção psicossocial, por meio de rede social como ocorre em Viçosa e a atenção especializada na unidade básica de saúde.

Às 10h houve a mesa-redonda  sobre o tema “Modificações impactantes para a enfermagem diante do contexto pandêmico nos diferentes cenários de cuidado”.

No período da tarde,   houve a conferênciai "Como a enfermagem enfrentará o contexto pós-pandêmico?" sobre o tema: Biossegurança em tempos de covid: o que veio e o que fica com o técnico em segurança da UPA ( Unidade de Pronto Atendimento),  Alan Estevam Santos da Silva. Em seguida,  ocorreu  uma mesa redonda sobre : Experiências do ingresso no mundo do trabalho no contexto pandêmico de ela partiparam as técnicas em enfermagem, egressas do Campus Benedito Bentes Tainá Kássia e Joyce Cordeiro.

Minicursos

A programação teve sequencia  nesta sexta-feira (20) com os minicursos  sobre Anatomia aplicada à administração de medicamentos (25 vagas) tendo como convidade, a enfermeira  Thaise Almeida; Suporte Básico de Vida (SBV) no contexto da COVID-19 (25 vagas) com a professora e enfermeira Roberta Carozo;Saúde Coletiva com a enfermeira Jéssica Barbosa e Medidas não farmacológicas de manejo das parturientes (30 vagas) com a enfermeira Hillary Gabriela dos Santos Oliveira.

,

Programação deste sábado

21/05/22

8:30 às 11:30h - Minicurso: A importância das anotações de enfermagem no processo do cuidar

11:30 às 12h - Encerramento