Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Em teste de Redação no Enem 2023, alunos do campus chegam bem próximo à nota máxima

Discussões temáticas em sala de aula na disciplina de Lìngua Portuguesa ajudam no desempenho dos alunos

por Gerônimo Vicente Santos publicado: 28/03/2024 14h38, última modificação: 28/03/2024 14h38
Exibir carrossel de imagens Gerônimo Vicente Laura Oliveira, Maria Rebeca e Carlos Eduardo obtiveram notas bem próximas da pontuação máxima

“Rumo à nota 1000”. Esta é a meta traçada por três estudantes do  segundo ano do curso técnico integrado em Logística do Campus Benedito Bentes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). As alunas Laura Oliveira Sales, Maria Rebeca Ferreira e o aluno Carlos Eduardo Aguiar, estiveram a poucos passos da nota máxima da Redação no primeiro teste experimental no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizado em 2023.

Com as  pontuações obtidas por Laura Oliveira (960 pontos), Maria Rebeca (900) e Carlos Eduardo (920), os estudantes acreditam  que podem alcançar a meta de pontos, quando participarem do Enem de forma definitiva.”Vou trabalhar  mais  a estrutura da redação, consultar mais autores e temas para atingir a nota máxima”, disse Maria Rebeca. Laura Oliveira disse que vai direcionar o foco para a gramática, enquanto Carlos Eduardo alega que se voltará para estudar várias temáticas.

O incentivo para que os estudantes do curso técnico integrado ao ensino médio do campus participem do Enem vem daProfessora de Língua Portuguesa, Káthia Leite com as alunas professora da Língua Portuguesa, Káthia Leite. A redação é bastante aplicada em sala de aula sob o comando da docente para proporcionar aos discentes,  o domínio sobre a interpretação da língua portuguesa. Além disso, a discussão de temáticas do cotidiano, por meio de palestras com escritores convidados e apresentações em equipe, são práticas estimuladoras para o exercício de uma boa redação.

Surpresa

O tema proposto na prova de Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano passado, intitulado “Desafios para o Enfrentamento da Invisibilidade do Trabalho de Cuidado”, segundo os estudantes, é bastante tratado em sala de aula no Campus Benedito Bentes. “Li muitos autores que dominam o tema, consultei artigos de psicólogos, o que me ajudou muito na redação”, declarou Laura Oliveira. Maria Rebeca afirma que  assistiu a vídeos no YouTube e analisou temas e conteúdo de redações dos anos anteriores para desenvolver o texto. “Eu gosto muito de usar a interpretação sócio-cultural para visualizar o tema, prática que aprendi nas aulas da professora Káthia sobre a estrutura de uma redação” explicou a discente.

O estudante Carlos Eduardo declarou que  tratou, em sua redação,  a invisibilidade da empregada doméstica, baseado no exemplo da mãe que exerce a atividade profissional e  explicou que faltou desenvolver, ainda mais, o texto com alguma  proposta de melhoria de vida das empregadas domésticas para então alcançar a nota máxima.

As duas alunas e o estudante Carlos Eduardo se mostraram surpresos com as notas obtidas no Enem de forma experimental.”Quando eu saí do local de prova, tive uma reação muito boa e pensei que  havia conseguido transcrever o tema, conforme havia pensado, mas não esperava esse resultado”, disse Maria Rebeca. Laura Oliveira também não esperava um desempenho perto da nota máxima, até porque, disse ela, ficou muito ansiosa na hora da prova. Para Carlos Eduardo, embora tenha alegado ter se preparado muito para o Enem e de ter testado vários modelos de temas de redação, destacou que se surpreendeu com a nota obtida.