Notícias
Em reunião online estudantes conhecem providências para retomadas das aulas com ensino remoto
Encontro entre dirigentes, professores e alunos do Campus Benedito Bentes reuniu mais de 100 pessoas
Reunião online reuniu mais de 100 pessoas, entre dirigentes, estudantes e professores
Dirigentes, professores e estudantes do Campus Benedito Bentes tiveram na noite desta quinta-feira (3) o primeiro contato, desde 17 de março deste ano, quando uma deliberação do Colégio de Dirigentes do Ifal (Instituto Federal de Alagoas), no dia 18 daquele mês, suspendeu as aulas devido à pandemia da Covid-19. O encontro ocorreu, por intermédio de videoconferência e conectou mais de 100 pessoas. O objetivo foi explicar ao corpo discente, os procedimentos adotados para retomada do calendário letivo,através do ensino remoto.
O diretor-geral do campus, Alexandre Bonfim abriu a reunião online com explicações sobre a metodologia adotada pelo Ifal para prosseguimento das aulas, suspensas em março deste ano. O chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão, Max Manhas, os coordenadores Diego da Guia (curso técnico de Logística) e Salomão França (curso técnico de Enfermagem) e docentes dos dois cursos se fizeram presentes ao encontro.
Ensino modular
Diego da Guia, durante explanação, declarou que o ensino remoto do curso técnico de Logística funcionará, de forma modular e as ferramentas a serem utilizadas pelos estudantes serão o Sigaa (Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas), e-mail estudantil institucional, o Google Sala de Aula (Google Classroom) e demais ferramentas do Google.As aulas começarão no próximo dia 21 de setembro, contudo, antes desse dia haverá outros contatos com os estudantes e seus responsáveis (para aqueles menores de idade), no qual serão repassadas orientações sobre a utilização dessas plataformas de ensino online.
“Cada período do curso técnico de Logística terá duas disciplinas em três semanas, sendo sequenciadas depois por outras .Nas disciplinas de 80h, os alunos terão dois dias de aulas.Com 40h, haverá um dia de atividade por semana”, explicou o coordenador.
As atividades avaliativas também estão previstas no cronograma traçado pelo Campus Benedito Bentes durante o período de ensino remoto. O diretor Alexandre Bonfim declarou que “as atividades serão retomadas por onde foram suspensas e haverá avaliações normalmente”.
O diretor também esclareceu que as atividades serão disponibilizadas nas plataformas digitais no horário das aulas, entretanto, os estudantes terão flexibilidade de tempo para cumprirem as tarefas letivas. Ao responder uma pergunta sobre o auxílio conectividade, Alexandre Bonfim destacou que nos próximos dias, a Pró-reitoria de Ensino emitirá o edital sobre esse benefício que será extensivo aos alunos que têm dificuldade de conexão com a internet.
O coordenador do curso técnico em Enfermagem, Salomão França explicou sobre o ensino modular para os estudantes no período letivo remoto e ressaltou que essa deliberação foi fruto de várias reuniões para discutir as questões pedagógicas e que foram realizadas durante o período de suspensão das aulas. “Durante esse período, nós não paramos e aproveitamos para normatizar alguns procedimentos, como, por exemplo, o uso dos laboratórios que dispõem de equipamentos microscópicos e perfurocortantes.O exercício letivo dessas atividades precisa de normas técnicas. Também, estamos concluindo um manual prático de Enfermagem, elaborado pelos professores e que será distribuído aos estudantes, tão logo retornem às aulas presenciais”, acrescentou o coordenador.
As aulas do curso técnico de Enfermagem começarão no dia 21 de setembro. A turma do primeiro período terá aula da disciplina Ética e Legislação; o segundo período sobre a Saúde do Idoso e o terceiro sobre Saúde da Mulher.