Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Em live, Coordenação Nacional do Profept esclarece alteração do Edital 2020

Em live, Coordenação Nacional do Profept esclarece alteração do Edital 2020

Devido à pandemia da Covid-19, prova presencial é suspensa e análise de histórico profissional e acadêmico será aplicado na seleção de candidatos

por Gerônimo Vicente Santos publicado: 26/01/2021 12h53, última modificação: 26/01/2021 12h53
Exibir carrossel de imagens Reprodução Professores Leandro Pinto e Daniella Campos durante a live realizada para esclarecer alterações no Edital 2020

A Comissão Organizadora do Programa de Mestrado Profissional da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (Profept)  realizou na noite de segunda-feira  (25) uma live por intermédio do YouTube para esclarecer  a alteração no sistema de seleção do mestrado 2020. A  primeira versão do edital foi suspensa por falta de condições sanitárias para a realização das provas presenciais e objetivas, motivada pela pandemia do coronavírus. O Profept dispõe de 913 vagas a serem preenchidas e que estão distribuídas nos campus dos institutos federais que funcionam como sede da pós-graduação em nível de stricto sensu.O Campus Benedito Bentes é uma dessas unidades de ensino.

O novo edital traz  modificação no processo de seleção, sendo essa  avaliação  denominada “Histórico Profissional e Acadêmico”, em que os candidatos poderão apresentar atividades e práticas profissionais, assim como produções e participações acadêmicas relevantes ao Profept. A live teve a presença da professora Danielle Campos Costa, do Instituto Federal do Espírito Santo e integrante da coordenação nacional e do professor Leandro Rafael Pinto, do Instituto Federal do Paraná.

O professor Leandro Pinto explicou que a prova foi elaborada, diagramada e estava pronta para ser aplicada em maio do ano passado. Em abril, quando foram encerradas as inscrições e 30.535 candidatos estavam aptos a concorrer ao exame. Porém, no dia 24 de abril, o processo foi suspenso devido à disseminação do coronavírus no país. “Nos meses de maio e junho passamos a aguardar uma decisão quanto ao cenário da pandemia. Em julho, passamos a emitir um comunicado explicativo aos concorrentes  sobre a situação do processo seletivo. Em setembro, realizamos várias reuniões e chegamos a definir data da realização como previsão para outubro,dezembro e fevereiro deste ano e todas elas foram sustadas pelo andamento  da pandemia”, esclareceu o professor.

O número de inscritos no exame representa 2319 cidades, 40% dos municípios brasileiros, segundo a coordenação nacional, e esse número foi considerado outro fator complicador para a realização da prova presencial diante do quadro adverso na  saúde do país.

Um questionário foi aplicado aos candidatos sobre se a prova  poderia ser aplicada durante a pandemia de forma presencial e com pedido de sugestões aos concorrentes. Entre as alternativas respondidas estão a realização de prova online, por entrevista, análise de projetos e, por fim, de forma presencial, todavia depois da imunização da população brasileira. “Muitos candidatos se manifestaram como integrantes do grupo de risco. Do total de inscritos, há candidatos que variam entre 25 e 55 anos de idade, segundo a coordenação”, informou  o professor.

Em dezembro a coordenação chegou a avaliar alguns modelos de prova online, porém, afirmou o docente, era necessário que o candidato dispusesse de uma boa conexão de internet, microfone.”Teria que haver uma garantia de que nos 2319 municípios a internet funcionasse de bem e de modo a assegurar a conexão durante o período de prova”, esclareceu. Já a sugestão de análise de projetos envolveriam mais de cem mil projetos para serem avaliados e também foi descartada pela coordenação do exame.

Assista à live

COMUNICADO SOBRE A  SUSPENSÃO DA PROVA PRESENCIAL

Novo Cronograma

Data da publicação do Edital Retificado 22.01.2021