Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Aplicativos de combate à Covid-19 são projetados em aulas online

Aplicativos de combate à Covid-19 são projetados em aulas online

Especialização em Desenvolvimento Organizacional do Campus Benedito Bentes é sequenciada com aulas a distância

por Gerônimo Vicente Santos publicado: 30/04/2020 12h29, última modificação: 30/04/2020 12h30
Exibir carrossel de imagens Gerônimo Vicente Santos    Para atender ao isolamento social, as aulas da pós-graduação são ministradas online

A tecnologia digital, a distância que aproxima, passou a ser o mecanismo utilizado pelo Campus Benedito Bentes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) para substituir as aulas presenciais e, deste modo,  o cronograma letivo é mantido, a partir da conversão para momentos virtuais em cumprimento às determinações de isolamento social estabelecidas pela Reitoria do Ifal e pelas instituições públicas vinculadas à área da saúde. Uma dessas iniciativas chama-se de Live sem Sofrência, aula online da especialização em Desenvolvimento Organizacional, ministrada pelo professor André Rocha Leite.

O encontro a distância ocorreu no dia 18 de abril, mas ação ainda apresenta reflexos positivos juntos aos alunos que, até o dia 9 de maio,  desenvolvem artigos que expõem contribuições para o combate à proliferação  da Covid-19.

Foram quatro horas da  disciplina Sistema de Informação Gerencial aplicada pelo professor, por meio de aula remota e, nesse período,  a proposta deliberada entre os estudantes foi a criação de aplicativos como ferramentas de combate à disseminação do coronavírus.

A alteração da modalidade semipresencial para o curso a distância na especialização emAndré Leite, coordenador do curso de pós-graduação Desenvolvimento Organizacional foi decidida  em reunião colegiada do campus, ocorrida no dia 25 de março, realizada por  meio de videoconferência. Segundo o professor André Rocha “logo que foi  anunciada, a ideia teve boa receptividade junto aos estudantes, porque a pós-graduação não seria interrompida”, explicou.

Conteúdo

Na opinião do estudante Gesualdo Cavalcante,  “a aula a distância é uma oportunidade  de usar tecnologias de ensino como  o Google Meet e o Moodle, ferramentas que podem ser usadas no trabalho ou em reunião online com a família e amigos e servem como aprendizado para a sua vida”. Cavalcante prossegue ao explicar que o material fica postado na plataforma o que evita gasto com papel. Para ele,  a comunicação entre professores e alunos é quase que automática, porque a tramitação da atividade chega por mensagem via e-mail.

"Foi sem sofrência mesmo", declarou Francilânia Fontes, outra estudante da pós-graduação.

A aluna Ana Carol  disse que  “é difícil prender a atenção da gente em aula online e, essa primeira  da pós-graduação conseguiu atender a essa regra e prendeu a nossa aenção”.  Wermeson  Oliveira  avaliou que apesar do  tempo de aula ser cansativo, o conteúdo é bastante proveitoso.

A próxima Live sem Sofrência ocorrerá no dia 9 de maio e até lá,  os estudantes da especialização em Desenvolvimento Organizacional trabalham em grupos na elaboração de artigos sobre ferramentas  de adaptação da rotina das pessoas na convivência com o vírus gripal.

As propostas  em discussão visam atender os mais segmentos afetados  pela crise sanitária como, por exemplo, meio empresarial, pessoas vulneráveis, o Hemocentro de Alagoas, o sistema delivery de alimentos, confecção e costura, segurança no trabalho e o ramo da gastronomia (a relação está anexa à reportagem).

Para André Leite, o retorno às aulas, agora a distância é bastante prazeroso. Estava morrendo de saudade de voltar à  sala de aula em um momento onde a gente pudesse interagir e brincar, apesar do momento delicado que estamos vivenciando”.