Notícias
Aplicativos de combate à Covid-19 são projetados em aulas online
Especialização em Desenvolvimento Organizacional do Campus Benedito Bentes é sequenciada com aulas a distância
Para atender ao isolamento social, as aulas da pós-graduação são ministradas online
A tecnologia digital, a distância que aproxima, passou a ser o mecanismo utilizado pelo Campus Benedito Bentes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) para substituir as aulas presenciais e, deste modo, o cronograma letivo é mantido, a partir da conversão para momentos virtuais em cumprimento às determinações de isolamento social estabelecidas pela Reitoria do Ifal e pelas instituições públicas vinculadas à área da saúde. Uma dessas iniciativas chama-se de Live sem Sofrência, aula online da especialização em Desenvolvimento Organizacional, ministrada pelo professor André Rocha Leite.
O encontro a distância ocorreu no dia 18 de abril, mas ação ainda apresenta reflexos positivos juntos aos alunos que, até o dia 9 de maio, desenvolvem artigos que expõem contribuições para o combate à proliferação da Covid-19.
Foram quatro horas da disciplina Sistema de Informação Gerencial aplicada pelo professor, por meio de aula remota e, nesse período, a proposta deliberada entre os estudantes foi a criação de aplicativos como ferramentas de combate à disseminação do coronavírus.
A alteração da modalidade semipresencial para o curso a distância na especialização em Desenvolvimento Organizacional foi decidida em reunião colegiada do campus, ocorrida no dia 25 de março, realizada por meio de videoconferência. Segundo o professor André Rocha “logo que foi anunciada, a ideia teve boa receptividade junto aos estudantes, porque a pós-graduação não seria interrompida”, explicou.
Conteúdo
Na opinião do estudante Gesualdo Cavalcante, “a aula a distância é uma oportunidade de usar tecnologias de ensino como o Google Meet e o Moodle, ferramentas que podem ser usadas no trabalho ou em reunião online com a família e amigos e servem como aprendizado para a sua vida”. Cavalcante prossegue ao explicar que o material fica postado na plataforma o que evita gasto com papel. Para ele, a comunicação entre professores e alunos é quase que automática, porque a tramitação da atividade chega por mensagem via e-mail.
"Foi sem sofrência mesmo", declarou Francilânia Fontes, outra estudante da pós-graduação.
A aluna Ana Carol disse que “é difícil prender a atenção da gente em aula online e, essa primeira da pós-graduação conseguiu atender a essa regra e prendeu a nossa aenção”. Wermeson Oliveira avaliou que apesar do tempo de aula ser cansativo, o conteúdo é bastante proveitoso.
A próxima Live sem Sofrência ocorrerá no dia 9 de maio e até lá, os estudantes da especialização em Desenvolvimento Organizacional trabalham em grupos na elaboração de artigos sobre ferramentas de adaptação da rotina das pessoas na convivência com o vírus gripal.
As propostas em discussão visam atender os mais segmentos afetados pela crise sanitária como, por exemplo, meio empresarial, pessoas vulneráveis, o Hemocentro de Alagoas, o sistema delivery de alimentos, confecção e costura, segurança no trabalho e o ramo da gastronomia (a relação está anexa à reportagem).
Para André Leite, o retorno às aulas, agora a distância é bastante prazeroso. Estava morrendo de saudade de voltar à sala de aula em um momento onde a gente pudesse interagir e brincar, apesar do momento delicado que estamos vivenciando”.