Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > E-book sobre Educação Profissional e Tecnológica no ProfEPT/Ifal será lançado nesta sexta-feira (1º)

Publicação reúne artigos sobre produtos educacionais dos primeiros mestres e mestras do programa de mestrado profissional em EPT do Ifal

publicado: 28/09/2021 11h14, última modificação: 28/09/2021 11h14
Reprodução E-book será lançado nesta sexta-feira, às 17h

E-book será lançado nesta sexta-feira, às 17h

O Programa de Mestrado Profissional do Instituto Federal de Alagoas (ProEPT-Ifal) lança no dia 1º de outubro (sexta-feira), às 17h, o e-book  “Educação Profissional e Tecnológica no ProfEPT-Ifal: debates sobre produtos e processos educativos”. A obra tem como organizadores, as professoras  e professores,  Ana Paula de Melo Fiori, André Suêldo Tavares de Lima, Diego dos Santos Alves, Jarbas Maurício Gomes, José Isnaldo de Lima Barbosa e Ricardo Jorge de Sousa Cavalcanti.

Link  para participação : em.meet.google.fto-qtut-txv

O e-book reúne trabalhos de egressos do curso de mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no âmbito do Ifal- Campus Benedito Bentes  instituição associada à rede nacional do programa.

A publicação é da Editoria Olyver que  ao apresentá-la no site, explica que “com entrada regular de 24 mestrandos desde 2018 (primeiro ano de seu processo seletivo localmente), o ProfEPT/Ifal tem atendido às diretrizes voltadas aos programas de pós-graduação stricto sensu, considerando-se a modalidade profissional, que visa, sobretudo, à produção de conhecimentos atrelada à elaboração de um Produto Educacional (PE), que tem a sua recomendação de depósito no Repositório eduCapes”

Com 10 trabalhos apresentados e os produtos educacionais validados, relativos à turma 2018 e um já oriundo da turma 2019, o ProfEPT/Ifal promoveu nos dias 8 e 9 de abril deste ano, o 2º Colóquio de Pesquisas em EPT 2021 de modo online.  A primeira versão ocorreu, de forma  presencial, no Campus Benedito Bentes, em dezembro de 2019. À época, estudantes da turma de 2018 empreenderam esforços para apresentar o desenvolvimento de seus trabalhos aos discentes recém-chegados da turma 2019 a fim de que pudessem ser estabelecidos diálogos; ao tempo em que houve proposições no sentido de aprimoramento das pesquisas em andamento.

A segunda versão do evento, neste ano,  contou com pesquisas já defendidas e produtos educacionais validados. Assim, conforme apresentação do e-book no site da editora, “nos dias 08 e 09 de abril , estudantes recém-chegados – mestrandos da turma 2021.1 – puderam compreender inicialmente as bases do Programa, voltando um olhar mais acurado quanto à pesquisa acadêmico-científica na integração com o desenvolvimento de um produto educacional na modalidade Educação Profissional e Tecnológica, inerente à Rede Federal de Ensino”.

Durante o 2º Colóquio de Pesquisa, mestres, mestras egressos/as do ProfEPT/Ifal, puderam demonstrar a trajetória  de pesquisas durante o curso para a efetivação da investigação e a elaboração do PE e, sobretudo, durante a pandemia da Covid-19.

Os organizadores avaliam,  na obra que “esse evento virtual promoveu interação entre todos os presentes: docentes, estudantes ingressantes, estudantes em curso e egressos; além de pesquisadores/as de outras instituições associadas. O esforço coletivo resultou na elaboração desta obra, que tem como propósito central a divulgação das pesquisas desenvolvidas (apresentadas) nos distintos espaços formais e não formais da EPT”.

A  comissão organizadora apresenta, no e-book,  os artigos expandidos (artigos síntese) com base em algumas das dissertações e dos PE defendidos, que também podem ser acessados, via domínio público, entre outros trabalhos do ProfEPT/Ifal, na Plataforma Sucupira da Capes, bem como na página institucional do ProfEPT/Ifal.

“ Almejamos, a partir do II Colóquio promovido e com a publicação desta obra, vislumbrar novos/outros horizontes a fim de que possamos continuar perseverando por uma educação pública legitimada e socialmente referenciada, elevando preceitos ligados à formação humana integral, à politecnia, à omnilateralidade, na perspectiva da formação de trabalhadores/as que tenham a compreensão voltada ao mundo do trabalho”, ressalta a comissão organizadora.