Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Donativos arrecadados pelos estudantes durante 1ª Gincana Cultural são entregues ao Lar Santo Antônio de Pádua

Cerca de 200 estudantes participaram da campanha de arrecadação de itens como, alimento e materiais de limpeza e de higiene

por Gerônimo Vicente Santos publicado: 15/08/2024 12h50, última modificação: 16/08/2024 11h16
Exibir carrossel de imagens Gerônimo Vicente Estudantes realizam a entrega de 1220 itens ao Lar Santo Antônio de Paula

Estudantes realizam a entrega de 1220 itens ao Lar Santo Antônio de Paula

Aproximadamente 2000  itens arrecadados por cerca de 200 alunos do Campus Benedito Bentes durante a 1ª Gincana Cultural realizada no dia 10 de agosto deste ano, foram doados na tarde de quarta-feira (14/8) pelos estudantes da unidade de ensino do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) ao Lar Santo Antônio de Pádua, uma instituição filantrópica localizada no bairro Village Campestre 2, na parte alta de Maceió. Entre os produtos distribuídos estão alimentos e materiais de higiene e limpeza que foram destinados para suprir as necessidades de 75 pessoas assistidas pela entidade beneficente.

Para Flávio da Silva, representante da diretoria da instituição,  a iniciativa dos estudantes somente comprova a seriedade com que o Lar Santo Antônio de Pádua trata as pessoas que perdem o convívio familiar e são acolhidas.”Isso é muito bom, porque  ajuda a divulgar o nosso trabalho e, em muitas ocasiões, essa divulgação ajuda também a encontrar familiares dessas pessoas.Já registramos alguns casos de reencontro entre pais, mães com filhos e demais parentes, devido a essas ações como esta dos estudantes do Ifal”, declarou.

O Lar Santo Antônio de Pádua foi criado em 1999 pelo Frei José, da Paróquia de Rosa Mística, do Village Campestre e acolhe moradores de rua, pessoas que  recebem alta de hospitais, mas não têm acolhimento familiar e também aquelas que se distanciam dos parentes. “Temos 75 pessoas acolhidas, sendo 6 delas mulheres que  ficam em alojamentos isolados.Todas  têm acompanhamento médico e nutricional”, explicou Flávio Silva.

Com a morte de Frei José, a instituição passou a ser gerenciada por pessoas que acompanhavam o religioso em sua ação de solidariedade.Frei José era natural de Penedo e sendo filho de pais católicos de tradição franciscana, afirmava que sempre sonhou em servir a Deus na igreja e ajudar os mais necessitados. Segundo Flávio Silva, a história do lar começou quando o frei  José visitou o Hospital Geral do Estado e se deparou com um senhor que. embora estivesse de alta não tinha para onde ir, por falta de  contato com os parentes, provocando inquietação nos funcionários que o manteriam como enfermo até  o dia da morte do internado.

O professor de Educação Física Maurício Ricardy, um dos organizadores da 1ª Gincana Cultural do Campus BeneditoProfessor Maurício Ricardy, organizador da Gincana Cultural Bentes, explicou que a gincana teve como objetivo promover a socialização e integração dos alunos  e  também com um cunho social. “Então eles fizeram arrecadação de alimentos  e de produtos de higiene pessoal que totalizaram 1902  itens e a gente espera que essa primeira iniciativa do campus, perdure por muitos anos”, ressaltou o docente. Durante a entrega dos donativos, os estudantes foram acompanhados pelos professores Diego da Guia e Maurício Ricardy.Entrega de donativos

O estudante Cristian Enéas, do terceiro ano A e capitão da equipe “As Damas e  3 Vagabundos” contou como se deu a iniciativa da arrecadação dos donativos  para doação. “A gincana foi um momento de descontração e união entre os estudantes e uma das provas foi a prova social que consistia em arrecadar alimento, produtos de limpeza e de higiene pessoal com destino ao Lar de Idosos Santo Antônio de Pádua e a gente saiu  de porta em porta pedindo os itens, fizemos campanha nas redes sociais e arrecadamos mais de mil itens”, destacou o aluno. “A gincana não foi descontração, mas também uma boa ação social”, disse a aluna Flávia Micaely, capitã da equipe Utopia.

Após a distribuição dos donativos, os estudantes do campus conheceram as instalações e estrutura do Lar Santo Antônio de Pádua e interagiram com  as pessoas atendidas ao conhecerem setores como Refeitório, Enfermaria, Sala de convivência e pátio da instituição de caridade.

Gincana Cultural

A 1ª Gincana Cultural do Campus Benedito Bentes foi organizada por uma comissão formada pelos servidores Maurício Ricardy, Diego da Guia, Caio Ricardo da Silva, Ednaldo Farias Gomes, Elder Claudino, Max Lima de Souza, Nicolas Lopes de Menezes. Na composição das equipes foi obrigatório ter estudantes das sete turmas do ensino médio integrado, buscando a socialização entre os estudantes de diferentes turmas e turnos.

Confira o resultado da 1ª Gincana Cultural do Campus Benedito Bentes