Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Docentes de Enfermagem publicam artigo sobre doenças e trabalho em publicação nacional

por Gerônimo Vicente Santos publicado: 23/10/2020 14h34, última modificação: 19/11/2020 13h54
Exibir carrossel de imagens Reprodução Capítulo 3 foi produzido pelo grupo de professores do curso de Enfermagem do Campus Benedito Bentes

Um artigo sobre as notificações dos agravos de doenças relacionadas ao trabalho no município de Maceió, realizada entre os anos 2013 e 2016 faz parte de um dos capítulos produzido por um grupo de professores do curso técnico subsequente em Enfermagem do Campus Benedito Bentes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). O conteúdo teve como base o trabalho de Conclusão de Curso  (TCC) das enfermeiras Lívia de Gois Cavalcante e Maria Iasmin Ferreira, apresentado à Sociedade de Ensino Universitário do Nordeste (SEUNE) em 2017, sob a orientação da professora Kelly  Regina Rocha, do Ifal.

As informações foram obtidas por intermédio do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador, por meio do Sistema de Informações de Agravos de Notificações (SINAN).”Nós tivemos o intuito de conhecer o perfil dos registros desses casos, investigando possíveis lacunas na identificação dos eventos ou no preenchimento das fichas de notificação por parte dos profissionais de saúde, responsáveis por essas ações em obediência às normativas do Ministério da Saúde”, disse a docente.

Durante essa pandemia da Covid-19 surgiu o convite da Atena Editora ao grupo de autores que de forma remota se reuniu e organizou as atividades que culminaram na reanálise dos dados do TCC das então estudantes e, consequentemente, na escrita do artigo que foi encaminhado à editora para publicação. O e-book é intitulado Tecnologia e Inovação para Cuidar em Enfermagem, da Atena Editora. (acesse e leia)

O Capítulo 3 da série foi produzido pelos professores do Campus Benedito Bentes e pelas duas enfermeiras autoras do TCC,. Os docentes do curso técnico de Enfermagem que produziram o artigo são Letícia Melo Moreira, Kaline Delgado Gama, Roseanne de Souza Nobre, Patrícia Cavalcante Florêncio, Roberta Carozo Torres, Maria Lysete Bastos, Talita Chaves Vasconcelos e Salomão Patrício França.

Na pesquisa retrospectiva, segundo o artigo, foram incluídos todos os casos de agravos e doenças relacionadas ao trabalho, notificados entre os anos de 2013 a 2016. Os pesquisadores optaram por analisar os agravos de doenças relacionadas ao trabalho, natureza da instituição de saúde de notificação, sexo, faixa etária, ocupação, emissão da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) e evolução do caso.

Como resultado da pesquisa, uma tabela apresenta frequência dos agravos e doenças laborais em Maceió entre 2013 e 2016. Dentre os registros analisados, destacam-se os acidentes de trabalho com exposição a material biológico (ATMB) com o total de 1.984 casos no período, seguidos por acidente de trabalho grave com 523 – e aumento gradativo ao longo dos anos – e LER/DORT com 92 casos notificados.

Tabela com resultado da pesquisa