Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Docente do Campus Benedito Bentes é premiada pela Fapeal por artigo publicado em revistas científicas de alcance internacional

por Gerônimo Vicente Santos publicado: 07/06/2023 09h50, última modificação: 07/06/2023 09h50
Exibir carrossel de imagens WhatsApp Márcio Yabe e Jordânia Rangely docentes do Ifal premiados pela Fapeal recebem os cumprimentos do governador de Alagoas, Paulo Dantas

A professora do Campus Benedito Bentes,  Jordana Rangely, recebeu o Prêmio Excelência Acadêmica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) por publicação de um artigo em revistas científicas de alto impacto - Qualis A. A entrega do prêmio foi feita pelo governador Paulo Dantas e ocorreu no Palácio República dos Palmares na segunda-feira (5). O artigo publicado pela docente tem como título “Assessing interspecific variation in life-history traits of three sympatric tropical mullets using age, growth and otolith allometry” (“Avaliando a variação interespecífica nos traços da história de vida de três tainhas tropicais simpátricas usando idade, crescimento e alometria otolítica) publicado na Fisheries Research.

No estudo,a pesquisadora investigou as características da história de vida de três espécies de tainhas tropicais (Mugil curema, M. liza e M. rubrioculus) usando idade, crescimento e alometria otolítica.Os resultados indicam que os padrões alométricos dos otólitos são preditores úteis de características específicas da história de vida.

“A ciência de hoje é a tecnologia de amanhã e é assim que iremos progredir enquanto estado e país. Isso gera sustentabilidade social, econômica e ambiental ", declarou Jordânia  Rangelly durante o discurso na condição de representante de todos os estudantes laureados.

Márcio Yabe, professor do Ifal, também  foi premiado com o artigo ““A contribuição dos indicadores do Pisa (Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes) para a governança educacional em contexto globalizado – Educação Comparada Finlândia-Brasil” na Revista Lusófona de Educação.

O prêmio visa apoiar o fortalecimento e a consolidação dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), reconhecendo a excelência acadêmica dos pesquisadores e estimulando a  publicação discente durante a formação acadêmica.

Pei Fon / Agência AlagoasA professora declarou que  o prêmio  foi um reconhecimento por um trabalho árduo que, ao ser publicado em revistas internacionais de alto impacto, colocou Alagoas no mapa do primeiro mundo da pesquisa. “O conhecimento científico que nós produzimos não é para nós, é para a sociedade. Pois nós acreditamos no poder transformador  da educação, da ciência e da tecnologia”, ressaltou.