Notícias
Dirigentes e servidores do campus se reúnem para discutir início do ano letivo
Início do ano letivo está previsto para dia 25 deste mês (quinta-feira) e servidores organizam recepção aos estudantes
Dirigentes e servidores avaliam ações realizadas pelo campus e discutem recepção aos novos estudantes
Dirigentes, docentes e servidores técnicos administrativos do Campus Benedito Bentes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) se reuniram na manhã e tarde desta segunda-feira (22) com o objetivo de organizar os preparativos para o início de mais um ano letivo na unidade de ensino, localizada na parte alta de Maceió. No encontro, convocado pelo diretor-geral Alexandre Bonfim, a pauta constituiu-se de uma avaliação das atividades realizadas em 2023, das propostas de ações para este ano e foi encerrada, pela manhã, com uma palestra do advogado e professor Samuel Silveira.
O ano letivo, de acordo com o calendário escolar do campus, terá início no dia 25 deste mês (quinta-feira) e traz como novidade a inclusão de mais uma turma do curso técnico integrado ao ensino médio em Logística, agora no período da manhã. A primeira turma nesta modalidade ingressou no campus em 2022. Outro fato novo neste ano letivo é a ausência de oferta do curso técnico subsequente em Logística, modalidade que era oferecida aos interessados que haviam concluído, no mínimo, o ensino médio. Segundo o diretor Alexandre Bonfim, o campus propôs ao Conselho de Ensino e Pesquisa (Cepe) do Ifal a implantação do curso superior de Logística, cujo processo está em tramitação no colegiado e que poderá ser a primeira graduação da instituição de ensino.
Na reunião, houve avaliação das conquistas obtidas no ano passado,principalmente no âmbito administrativo, iniciativas essas, segundo o dirigente, relevantes para a manutenção do campus e para as condições de ensino dos docentes.Entre as ações conquistadas pela unidade de ensino foram elencadas, a aquisição do sistema de som para o auditório, a compra de condicionadores de ar para salas de aula e setores administrativos, aquisição de caixas de som para salas de aula, novos projetores multimídia e compra de materiais de cozinha para implantação da alimentação escolar no campus. Sobre este último item, Alexandre Bonfim explicou que uma comissão central e outra local serão compostas para desenvolver um projeto de alimentação escolar em todos os campi. Para proporcionar melhor comodidade aos alunos, todas as carteiras escolares passarão por reformas, depois da assinatura de um contrato com uma empresa para esta finalidade, no final do ano passado e as salas de aulas serão contempladas com aparelhos de tv, além de possuírem projetores multimídia. Incluída entre as conquistas do campus em 2023, o coordenador do curso técnico em Logística, André Leite citou a aquisição do software Flexsim como uma importante ferramenta digital no desenvolvimento de projetos pelos alunos do curso. O programa foi adquirido para os campi Benedito Bentes e Arapiraca ao custo de R$ 130 mil.
No âmbito da assistência estudantil, ressaltou-se, na reunião, a compra de fardamento para as equipes de esportes. A vestimenta esportiva será distribuída para os alunos junto com uniforme do Ifal. O auxílio de apoio aos trabalhos científicos e de extensão destaca-se também entre as ações de apoio aos estudantes. “No ano passado, encaminhamos nossos alunos para a Mostra de Foguete no Rio de Janeiro com estadia paga e viagem por transporte aéreo”, declarou o diretor-geral.
Para este ano, entre as ações a serem realizadas estão a aprovação da Especialização em Ciências Religiosa e a compra de livros para a Biblioteca.
O calendário letivo a partir do cronograma do governo federal de feriados e pontos facultativos foi outro assunto exposto na reunião. Alexandre Bonfim apresentou aos presentes a Portaria Normativa Nº 51/2023 que define as datas de funcionamento do campus durante o atual exercício.
Palestra
Após a reunião, os servidores assistiram a uma palestra ministrada por Samuel Silveira, advogado e professor sobre o tema “Mentes programadas para a felicidade”. Silveira tem experiência em consultorias e atua na área de inteligência emocional.
No período da tarde, os docentes participaram do Planejamento Pedagógico de preparação para o Ensino que começou na tarde desta segunda-feira (22) e se estende até quarta-feira (24).