Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Depois de 580 dias estudantes do curso técnico de Enfermagem retornam aos estágios profissionais

Pandemia da Covid-19 provocou a suspensão das aulas, em março de 2020, nos momentos finais das atividades práticas

por Gerônimo Vicente Santos publicado: 14/10/2021 16h34, última modificação: 14/10/2021 22h42
Exibir carrossel de imagens Foto cedida pelos alunos Estudantes do curso técnico subsequente em Enfermagem voltam aos estágios profissionais n HU da Ufal.

Foram 19 meses longe da principal etapa de estudos que os habilita para a formação profissional, o que corresponde a 580 dias sem ter vínculo com  a atividade prática discente, exatamente, em um momento que, embora tenha sido trágico para milhares de famílias alagoanas enlutadas, constituiu-se em oportunidades  imediatas para os e as estudantes do curso técnico subsequente em Enfermagem do campus Benedito Bentes do Instituto Federal de Alagoas.Aquelas e aqueles estudantes que não conseguiram superar o processo de conclusão por causa da suspensão da aulas motivada pela pandemia do Covid-19, retomaram, na semana passada, os estágios profissionais no Hospital Universitário Alberto Antunes da Universidade Federal de Alagoas.

O grupo de alunos retornou  os estudos, seguindo todas as recomendações  de biossegurança, conforme preconizam os protocolos sanitários oficiais. As expectativas são as melhores possíveis para os e as estudantes, principalmente  pelo fato de terem vivenciado  um dos períodos mais sombrios já testemunhado na história do Planeta Terra. “A volta aos estágios foi algo muito aguardado por nós alunos, pois, depois de mais de um ano lutando  pelo retorno das aulas presenciais e também lutando contra a pandemia, conseguimos nos reencontrar com as práticas”, disse o estudante  Breno Gomes Monteiro - Representante de turma do 4° período.

Aluna participa da campanha de doação de sangueNo retorno ao estágio no HU-Ufal, além das aulas práticas, os discentes se engajaram na campanha de doação de sangue que tem registrado queda de doadores  durante esse período pandêmico.

A  professora Letícia Moreira explicou que o retorno aos estágios acontece nesse momento seguindo todas as medidas de segurança sanitárias e visando garantir a qualidade do processo de formação dos estudantes. “Além da atualização dos esquemas vacinais, os estudantes participaram do Acolhimento Virtual Obrigatório oferecido pelo Hospital Universitário Professor Alberto Antunes-HUPAA, com informações relacionadas à segurança do paciente e do trabalhador, uso correto de medicamentos, controle de infecção hospitalar e atualizações sobre a Covid-19”, explicou a docente.

“Como se fosse algo novo”

O longo período afastados da prática profissional fez com que  a visão de estranhamento se tornasse comum na relação dos estudantes com o ambiente hospitalar. “A volta aos estágios presenciais, me trouxe uma maior segurança e esperança. É como se algo que já vivemos fosse nos apresentado como novo, mas um  "novo" que possivelmente nos trará nossa rotina de volta, com novas adaptações e desafios. A fase de um "novo" normal parece estar chegando”, comemorou a estudante Joyce Cordeiro.  Para  ela, o  início até que assusta, mas poder ter contato novamente com os professores, alunos e pacientes é como se fosse a retomada de uma parte da vida que foi pausada no início da pandemia. “Sem dúvidas a volta às aulas será um bônus em meio a tudo isso !”, ressaltou a aluna.

A coordenadora do curso técnico em Enfermagem, Patrícia Florêncio considera a volta dos estágios como um momento muito especial para o Campus Benedito Bentes do Ifal. “Foram tempos difíceis de perdas e atrasos na vida de todos. Através de um planejamento cuidadoso, aquisição de EPI (Equipamento de Proteção Individual),organização dos cronogramas, atendimento aos protocolos de biossegurança, apoio da gestão e dedicação intensa dos professores, conseguimos voltar aos estágios pendentes de 2020.1. Momento de felicidade e de vitória para todos os alunos que estão cursando e para nós professores, que aos poucos, estamos voltando a nossa rotina de estudos e de trabalho”, ressaltou.

Retorno às aulas práticas

A volta aos trabalhos práticos e humanizados  para aqueles que no momento precisam deles é motivo de satisfação para  o aluno Breno Monteiro. “Temos o dever, enquanto técnicos de enfermagem, de proporcionar o cuidado da melhor forma possível e com a melhor qualidade de assistência aos pacientes. E nada melhor para nos preparar para o mercado do que os estágios que são proporcionados pelo IFAL, juntamente à equipe de professores excepcionais que essa instituição oferece. Espero que nós venhamos a aprender cada vez mais, por meio dos estágios, a prestar a assistência de enfermagem aos pacientes a fim de que eles passem pela fase de enfermidade da maneira mais confortável possível e, sobretudo, voltem para casa com a sua saúde em 100%.”, enfatizou o estudante.