Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Curso Técnico em Logística do IFAL Benedito Bentes proporciona visita técnica aos seus estudantes.

O objetivo da visita foi proporcionar um contato prático dos alunos com as operações logísticas do modal aquaviário, a fim de materializar os temas abordados “Operações de Transporte e Distribuição”.

publicado: 20/12/2018 12h41, última modificação: 20/12/2018 12h41

Em mais uma visita técnica realizada no dia 26/11/2018 os estudantes do terceiro período vespertino e noturno do Curso Técnico em Logística conheceram as operações realizadas no modo aquaviário.

Sob a supervisão do Professor Me. Diego da Guia, foram recebidos pelo Chefe do Setor de Operações, Sr. Berenaldo Lessa, e pela estagiária, Sâmya Souto, que os encaminharam ao auditório para uma explanação preliminar sobre a história, estrutura e principais operações do Porto (produtos, destinos, capacidade de carga/descarga, volume movimentado).

Em seguida o grupo foi direcionado ao terminal açucareiro e puderam acompanhar a operação de descarga e armazenamento de açúcar vindo das usinas, e carregamento de um navio carga geral que transportaria o produto para o exterior. Neste momento o grupo observou a operação de todos os equipamentos utilizados para carga e descarga, em um processo simultâneo e contínuo.

"A visita foi extremamente relevante, pois permitiu o acompanhamento dos processos de abastecimento, armazenagem e distribuição dos principais produtos que o Porto opera, além de consolidar o conhecimento sobre as principais rotinas e desafios do modal no estado", explicou Professor Diego.

É possível visualizar ainda a satisfação e reconhecimento dos alunos nesse processo de aprendizagem. "Em um curso, independente de seu nível, se técnico ou superior, as visitas técnicas possuem um importante papel para o aluno ao fazer relação do visto em teoria na sala de aula ao exigido e desenvolvido no dia a dia das organizações. Possibilita ao aluno diferentes perspectivas da área escolhida, além de permitir um contato maior com a área em que atuará ao final do curso. São experiências enriquecedoras tanto pelo lado acadêmico como lado pessoal”, relata a aluna Laryssa Oliveira.

Ao final da visita, os alunos foram encaminhados ao cais onde estava o navio sendo carregado, para que pudessem sanar dúvidas e registrar mais alguns momentos da visita.

Confira os registros da visita na galeria.