Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Culminância do projeto Pitch Conecta traz ideias inovadoras de acessibilidade à língua portuguesa

Atividade literária também contou com a presença do Fusca Literário de incentivo à leitura

por Gerônimo Vicente Santos publicado: 27/10/2022 10h37, última modificação: 27/10/2022 10h37
Exibir carrossel de imagens Gerônimo Vicente Santos Estudantes apresentam produção literária

Estudantes apresentam produção literária

A inserção dos alunos do curso técnico em Logística no mundo da literatura brasileira  foi o principal motivo de uma exposição literária que já circula a quatro rodas pelos municípios alagoanos há cinco anos, mas que, pela primeira vez, foi instalada no Campus Benedito Bentes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Trata-se do Fusca Literário que, por intermédio de seu condutor, o pedagogo Mariano Alves, leva às escolas  um acervo bibliográfico composto por obras literárias e publicações de interesse dos  estudantes que começam a mergulhar no mundo da leitura. A chegada do veículo ao campus representou a culminância do  projeto “Pitch conecta de língua portuguesa”,  sob a orientação da professora Káthia Leite, da disciplina Língua Portuguesa, no qual os estudantes  dos primeiros anos produziram obras literárias para expor aos demais colegas e toda a comunidade da unidade de ensino. A palavra pitch deriva do inglês e se trata de uma apresentação verbal concisa de uma ideia para atrair a atenção do público.

O Fusca Literário ficou estacionado por dois dias no campus e se configurou em uma atração para estudantes e servidores. Segundo Mariano Alves, o idealizador do projeto, o intuito não é vender os livros, mas  estimular a leitura aos visitantes. Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e pós-graduado em  Educação Especial Inclusiva, o dono do veículo explicou que a ideia surgiu  durante a produção do projeto de conclusão do curso de graduação. ”Já era um apaixonado por Fusca e, em 2016 comprei este para me locomover  até à faculdade e, em 2017 fiz  a  primeira exposição.E, a partir dela, passei a receber  convites”, disse o idealizador. O carro é  o último modelo do Fusca que foi relançado  em 1994, durante o governo do presidente Itamar Franco (Dezembro 1992-1994) que  sugeriu à Volkswagen  a  reprodução do modelo que havia sido suspenso pela montadora no final dos anos de 1980. O veículo de cor marrom  é rodeado por descrições de frases e obras do autor alagoano Graciliano Ramos e de incentivo à literatura brasileira.

A  professora  Káthia Leite afirmou que a ação faz parte de uma série de projetos de incentivo à leitura estimulada durante a disciplina de Língua Portuguesa. “ Nosso objetivo é  desenvolver produções bem-sucedidas como, fizemos em outros campi por onde passei como Santana do Ipanema, Marechal Deodoro e São Miguel dos Campus”, ressaltou a docente.

Culminância

Mariano  Alves, idealizador do Fusca Litérário conta  a história do projetoNa quarta-feira (25), os estudantes apresentaram as obras literárias produzidas para o público, formado por  discentes e servidores do campus. A apresentação foi antecedida  por orientação  de incentivo à leitura feita pelo pedagogo Mariano Alves, do Fusca Literário, pela pedagoga do campus, Rosângela Cerqueira e pelo produtor cultural e jornalista Gerônimo Vicente Santos, responsável pelas atividades de comunicação social do campus.

As equipes optaram  por temas como,  romance, fantasia, ficção científica e  poesia, esta última, considerada pelos estudantes,  como a melhor forma de se expressar.Grupos de alunos  também recomendaram obras literárias aos demais presentes.

ideias inovadoras de acessibilidade à língua portuguesa são apresentadas pelos alunos

No período da tarde e à noite, foram apresentadas ideias inovadoras no PitchConnect quando os alunos tiveram que apresentar ideias inovadoras para acessibilidade à língua portuguesa. No período noturno também houve apresentações dessas ideias, a partir dos temas do trabalho de conclusão do curso técnico subsequente em Logística.