Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Coordenador avalia como positivo o ano de 2021 para o ProfEPT/Ifal.

Coordenador avalia como positivo o ano de 2021 para o ProfEPT/Ifal.

Programa que teve início em 2018 possui 35 defesas de dissertações e produtos educacionais e se destaca na rede federal

publicado: 31/12/2021 14h30, última modificação: 31/12/2021 14h32

O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) no âmbito do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) conclui o ano letivo de 2021 com 35 defesas de produtos educacionais e de dissertações, que começaram a ser apresentadas desde março de 2020, o que corresponde a cerca de 50% do total de mestrandos matriculados, desde o início do Programa em 2018. O coordenador do ProfEPT, professor Ricardo Cavalcanti, doutor em Linguística, faz uma avaliação do ano, bem como de sua gestão como titular do Programa, cujo mandato encerra-se no início de 2022.
O ProfEPT/Ifal integra o Programa de Mestrado Profissional da Rede Federal de Educação e, em Maceió, tem como Instituição Associada (IA), o Campus do Ifal Benedito Bentes, na parte alta da capital alagoana. Para o coordenador, o ProfEPT tem uma gestão de caráter diferenciado do mestrado acadêmico por se direcionar a profissionais das mais diversas áreas de abrangência.
O ano de 2021 foi de realizações e de novidades no Programa e começou em janeiro, com o depósito de dois novos produtos educacionais na Educapes. Em fevereiro, ocorreu a primeira defesa de dissertação e produto educacional do ano, de autoria do então mestrando Diego Alves, docente do Ifal. Essa também foi a primeira defesa da turma 2019. No início de março, houve o depósito do primeiro produto em formato audiovisual que foi o documentário “Narrativas Quilombolas: memória da comunidade remanescente do Alto do Tamanduá-AL”. Esse vídeo foi baixado do canal do ProfEPT no YouTube, por mais de 30 mil vezes em 2021. Em março de 2021, também ocorreu o primeiro encontro do Grupo de Estudos Pesquisas em Educação Profissional e Tecnológica. Abril foi o mês de recepção aos novos mestrandos, turma 2021 e que participaram do processo seletivo por avaliação da experiência profissional e acadêmica. Um evento importante realizado nesse mesmo mês foi o 2º Colóquio de Pesquisas em EPT com a apresentação de nove dos produtos educacionais do ProfEPT e, ainda a defesa de mais um produto educacional intitulado Faraday, Trabalho, Ciência, Tecnologia e Sociedade, de autoria de Jhonatas Costa Vieira. As defesas prosseguiram em julho.
Em agosto, ocorreram sete delas, fator que resultou em uma atenção também da comunidade externa para as apresentações remotas do Programa. Setembro registrou a mesma quantidade de defesas com as apresentações dos PE sobre o aplicativo GesTempo,o Blog de Artesanato do Ifal, e a história em quadrinhos QG Filosófica:a lógica. Em outubro, mais dois produtos foram depositados: o Portfólio - rodas de conversas: diálogo com a diversidade sexual e de gênero na escola e Nas Trilhas da Inclusão; contribuições dos técnicos administrativos em Educação. Nesse mesmo mês, houve o lançamento do e-book: Educação Profissional e Tecnológica no ProfEPT/iFAL: debates sobre os processos e produtos educativos. Em novembro, aconteceu mais uma defesa, dessa vez, da então mestranda Maria de Fátima da Silva e o depósito de mais dois PE: Conhecendo a Política Nacional de Recursos Hídricos e Caderno Reflexivo: crimes, sistema prisional e trabalho prisional. O ano de 2021 foi concluído com a 35ª defesa de autoria de Ermans Quintela de Carvalho, que defendeu seu produto educacional em dezembro.
“Falar do ProfEPT/Ifal é falar da satisfação desde a sua gênese, tendo em vista que tanto eu como um grupo de professores acompanharam a cultura para que o ProfEPT/Ifal se tornasse uma das IAs de destaques pela própria dinâmica do Programa, mas também pelas pesquisas realizadas no âmbito do Ifal”, disse o coordenador Ricardo Cavalcanti, destacando ainda que no ano de 2021, apesar do distanciamento físico e com todas as aulas remotas, os alunos componentes da turma 2021 avaliam que o conteúdo tem a mesma qualidade e os mesmos critérios das aulas presenciais.
O ProfEPT é composto por doze professores e cada docente fica responsável por orientar dois estudantes por ano. Esses professores também passam por um processo seletivo e, segundo o coordenador, “todos entram com o propósito de contribuir com a perspectiva de inserção social e de compromisso social que o programa propaga”.
O desenvolvimento da pesquisa segue o âmbito da pesquisa-ação , que depois de aprovada por uma banca examinadora é depositada na Educapes. O objetivo do PE tem a perspectiva de contribuir para as práticas de ensino em contexto formal e não- formal na EPT na modalidade de ensino médio integrado.

Turmas 2018 e 2019 juntas na abertura do ano letivo de 2019
“Eu gostaria de agradecer mediante esse esboço sucinto daquilo que nós vimos fazendo na perspectiva de trabalhar para ofertar um ensino público de qualidade conforme os preceitos da rede federal de ensino e conforme aquilo que a gente preconiza tanto em âmbito local quanto em Rede. Um grande abraço que sejam renovados o votos de estima e elevada consideração de nossas partes. Conte conosco e todos aqueles/as que tiverem interesse em submeter ao processo venham que vale muito a pena”, finalizou Ricardo Cavalcanti.

Assista à avaliação do coordenador do ProfEPT/Ifal - professor Ricardo Cavalcanti