Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Convênio entre campus Benedito Bentes e Sesau visa padronizar a logística de medicamentos da rede estadual de Saúde
conteúdo

Notícias

Convênio entre campus Benedito Bentes e Sesau visa padronizar a logística de medicamentos da rede estadual de Saúde

Gestores da unidade de ensino e da Pasta da Saúde do Estado efetivam ação que pode otimizar o gerencimento da compra e do estoque de medicamentos da rede estadual de Saúde

publicado: 13/12/2022 15h16, última modificação: 13/12/2022 15h16
Exibir carrossel de imagens Olival Santos/Sesau Reunião entre os dirigentes do Campus Benedito Bentes e o secretário Gustavo Pontes de Miranda, da Sesau

Reunião entre os dirigentes do Campus Benedito Bentes e o secretário Gustavo Pontes de Miranda, da Sesau

 Com informações da Ascom/Sesau

Os estudantes do curso técnico em Logística do Campus Benedito Bentes  terão, em breve, a oportunidade de praticar seus conhecimentos teóricos no sistema  de abastecimento de medicamentos da rede estadual de Saúde, com o intuito de oferecer sugestões para a otimização do sistema logístico da Pasta do Governo do Estado de Alagoas. Uma reunião entre a unidade de ensino do Ifal na parte alta da cidade com a Secretaria do Estado da Saúde ocorreu no dia 29 de novembro.O encontro, que ocorreu na sede da Sesau, em  Jaraguá, reuniu o secretário estadual da Saúde, o médico Gustavo Pontes de Miranda, o diretor-geral do Campus Benedito Bentes, Alexandre Bonfim, o chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão Max Manhas e professores do curso técnico em Logística.

Sistema de logística de medicamentos da Sesau é apresentado aos representantes do Campus Benedito Bentes ( foto; Olival Santos /Sesau)

 O objetivo da ação,  é desenvolver a aprendizagem dos alunos do Ifal e otimizar o sistema logístico de abastecimento de medicamentos geridos pelo Estado. Para o secretário, “é preciso  pensar sobre como estamos trabalhando e como podemos ser mais eficientes para a população alagoana. É aí que entram as parcerias para que possamos promover uma saúde mais eficaz e organizada, assegurando assistência qualificada à população”, ressaltou.

Campo de estágio

Na opinião do diretor-geral do campus do Ifal, Alexandre Bonfim,  a proposta de convênio vai gerar oportunidade de vagas de estágio para a área de logística. “Viemos conhecer o processo logístico que é implementado na Sesau para que possamos, com nossos professores que são especialistas na área, verificar em que o Instituto Federal de Alagoas pode contribuir com essa operação logística e, com isso, abrir campo de estágio importante para os nossos alunos dos Campus Benedito Bentes e Arapiraca”, afirmou o dirigente da unidade de ensino.

Bonfim explicou ainda que  o convênio já existe com a Saúde, porém na área de enfermagem e a intenção da gestão é ampliá-lo, incluindo os estudantes de logística.” Aqui na Sesau iremos fazer uma análise do Sistema Logístico de Abastecimento de Medicamento do Estado e vamos analisar onde podemos interferir, com dicas e soluções tecnológicas, trazendo a mão de obra dos nossos alunos”, explicou.

Geonice Peixoto, secretária-executiva de Ações de Saúde da Sesau salientou que a parceria entre as duas instituições públicas  irá resultar na otimização na análise de nossos gastos e perdas nos insumos e nos  produtos comprados,promovendo a padronização do trabalho desenvolvido na secretaria. Participaram da reunião, o coordenador do Curso de Logística do Campus Ifal do Benedito Bentes, André Leite; o chefe de Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão, Max Manhas, e os professores de logística do Campus Benedito Bentes, Ana Karla Cavalcante, Marcos Baltazar e Diego Santos.