Notícias
Conselho Editorial do Ifal faz primeira reunião e prioriza a volta da Educte
Acolhimento dos novos integrantes ocorreu na manhã desta segunda-feira (17) no campus Benedito Bentes
Pró-reitora Eunice Palmeira presidiu o acolhimentos dos novos integrantes do Conselho Editorial
A preparação de um edital para submissão de artigos que visa a retomada da revista Educte, a discussão sobre o regimento interno e a mudança na Resolução nº 39/2013 foram as primeiras deliberações do novo Conselho Editorial do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) durante reunião dos integrantes ocorrida na manhã desta segunda-feira (17) no Campus Benedito Bentes. O encontro foi um momento de acolhimento dos componentes indicados, por intermédio da portaria assinada pelo reitor Carlos Guedes e foi presidido pela pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Eunice Palmeira.
O Conselho Editorial do Ifal é regido pela Resolução nº 39/2013, legislação que a nova composição entende que deve ser revista. A representatividade é de um titular nas áreas de Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Ciências Agrárias, Ciências Humanas, Ciências Sociais e Aplicadas, Letras, Linguística e Artes, grupo esse chamado de Comissão Editorial. Já a Comissão executiva, responsável pela operacionalização das atividades é composta por um secretário, dois revisores de Língua Portuguesa, um revisor de língua estrangeira, um revisor de normas técnicas, um bibliotecário e um produtor gráfico.
Ao abrir a reunião, a pró-reitora Eunice Palmeira destacou a importância do entendimento por parte dos novos integrantes sobre a importância do Conselho Editorial do Ifal . “É um bem que nós temos para divulgação dos trabalhos científicos e, por isso, tem-se a necessidade da retomada da revista Educte daqui a um ano”, explicou.
Eunice Palmeira esclareceu que para a formação do Conselho Editorial foi preciso, primeiramente, constituir um comitê editorial que organizou a fase preparatória para que houvesse a convocação por meio de edital aberto em setembro deste ano.
Fase preparatória
A professora do curso de Hotelaria do Campus Maceió, Adriana Thiara, integrante do Comitê Editorial, grupo que antecedeu a formação do conselho, disse, na ocasião, que aquele momento era um ciclo que se fechava depois de várias consultas de experiências buscadas na rede federal e junto a outras instituições.Thiara preside o novo Conselho Editorial.
O grupo de trabalho iniciou as atividades em agosto de 2018 durante uma reunião com servidores voluntários, bolsistas e o professor Crisólogo Sales (Universidade Estadual de Alagoas) que utilizou a experiência de uma revista científica digital na instituição de ensino superior do Estado e foi formado ainda pelos professores Marcos Charles, Andreia Ferreira, Ednaldo Farias Gomes, Salomão Patrício, Roberta Carozo (Campus Benedito Bentes),karinne Oliveira (Campus Arapiraca), Roberto Alécio, daniel Pereira (Campus Maceió), Aparecida Maria da Silva (Campus Satuba), Ritaciro da Silva (Campus Viçosa), Paulo Felisberto e Manoel dos Santos (Campus Satuba),Sheyla Marques (Campus Palmeira dos Índios), Cosme Rogério (Campus Batalha), Adriano Freitas (Campus Penedo) e Selma Bezerra (Campus Satuba) .
O segundo encontro teve como proposta a operacionalização de uma editora, porém, segundo Adriana Thiara, o contingenciamento de verbas públicas fez com que a proposta fosse suspensa. A participação dos componentes na reunião da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu) também foi um espaço de aquisição de conhecimento sobre os procedimentos de instalação do Conselho Editorial.
Os integrantes do Conselho Editorial expressaram a satisfação de participar das atividades de divulgação da produção científica. A bibliotecária Aparecida Silva disse estar muito feliz por sua categoria ter sido lembrada para compor o conselho. Cosme Rogério que aquele momento justifica um verso e declamou um poema durante a apresentação.
Veja quais são os integrantes do Conselho Editorial do Ifal