Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > "Cidades sustentáveis" será o tema da aula inaugural da pós em Desenvolvimento Organizacional

Evento está marcado para o dia 25 de agosto em modos presencial e online; inscrições já estão abertas pelo Doity

por Gerônimo Vicente Santos publicado: 17/08/2023 14h04, última modificação: 17/08/2023 15h28

“Cidades sustentáveis, do ideal ao real: o  que é possível fazer?”. A pergunta  é tema da aula inaugural da nova turma do curso de pós-graduação em lato sensu em Desenvolvimento Organizacional, ofertado pelo Campus Benedito Bentes do  Instituto Federal de Alagoas ( Ifal). O evento ocorrerá no dia 25 deste mês das 18h30 às 2h no modo presencial, no miniauditório da unidade de ensino  e online. As inscrições podem ser feitas por meio do  link: https://doity.com.br/cidades-sustentaveis-do-ideal-ao-real-o-que-e-possivel-fazer.

As palestras serão proferidas por  Lucas Paiva e  Lilian Coroa. Paiva  é diretor do Tiro na Lua Educação com capacitação de gestores e professores em mais de 40 cidades, totalizando mais de 3000 profissionais. Palestrante no TedX, é o criador do Hub 5.0, uma iniciativa que tem gerado impacto positivo no redesenho de experiências educacionais em Alagoas, em colaboração com o Sebrae-AL e a Secretaria do Estado da Educação de Alagoas (Seduc-AL). Também integrou a turma-piloto das Comunidades de Aprendizagem, sob a orientação do professor José Pacheco da Escola da Ponte.

A baiana Lilian Coroa, de 2017 a 2020 ocupou cargos distintos no setor público municipal, onde teve a oportunidade de trabalhar com agricultores familiares e assentados da reforma agrária das diversas comunidades do município de Santo Amaro. Possui experiência na área socioambiental, assistência e assessoria técnica, elaboração e gestão de projetos. Foi responsável por diversas atividades, tais como: escrita dos projetos do Edital Bahia Produtiva voltado para requalificação de agroindústrias, beneficiando a Associação da Lama Branca e Associação de Nova Conquista – Projeto Urupi, e escrita do Edital Bahia Produtiva voltado para segurança alimentar beneficiando a Associação dos Pequenos Agricultores de Santo Amaro.Teve atuação na implantação do Viveiro Municipal Fábrica de Água e também de diversos quintais produtivos no Assentamento Paulo Cunha. Além da mobilização social, co - participou da organização de grupo de agricultoras Mulheres Arretadas, oportunizando participação em feiras, acesso ao crédito, acesso a vendas institucionais como PAA e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).  Como educadora popular atua no Programa Universidade Para Todos, na comunidade Quilombola de São Braz.

Segundo a coordenadora do curso de pós-graduação em Desenvolvimento Organização, professora Karla Cavalcante, o objetivo das palestras  durante a  aula inaugural é construir um circuito de palestras e apresentações com um novo olhar sobre a temática, cidades sustentáveis, e durante os semestres de 2023.2 e 2024.1 “Iremos trabalhar com os eixos que moldam e discutem a temática acima, além de assuntos como: Planejamento Urbano Integrado, Transporte Sustentável, Eficiência Energética,. Gestão de Resíduos,. Acesso a Áreas Verdes, Planejamento de Uso do Solo,Acesso a Serviços Básicos, Economia Local e Circular,. Engajamento Comunitário e Tecnologia e Inovação.Durante o circuito iremos demonstrar como funcionam e de que formas essas práticas se desenvolvem e cumprem seus objetivos”, esclareceu a docente.

As cidades sustentáveis buscam equilibrar desenvolvimento econômico, justiça social e proteção ambiental, proporcionando uma alta qualidade de vida para todos os habitantes. Isso exige a colaboração de governos, setor privado, sociedade civil e indivíduos para criar ambientes urbanos mais saudáveis e sustentáveis e nossa inserção no processo é de suma importância. Contamos com a participação de todos.

ANOTE AÍ

Budget 2021 : Maîtrise des dépenses et investissements durables - Le ...Evento: Aula inauguração do curso de pós-graduação em Desenvolvimento Organizacional

Resultado de imagem para clipart vetor  calendar    Quando: 25 de agosto de 2023. Hora: das 18h30 às 21h

Resultado de imagem para clipart vetor  sustentable citysTemaCidades sustentáveis, do ideal ao real: o que é possível fazer?

Man presenting graph illustration, Lecture Seminar Illustration ...  Palestrantes:  Lucas Paiva e Lilian Coroa

Resultado de imagem para clipart vetorlocal     Local:  Presencial: miniauditório do campus:

Mapa   https://b.tile.openstreetmap.org/17/52526/69029.png

Sala  Online:  meet.google.com/cih-cktx-ogr