Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Celebrações e homenagens marcam a abertura da 4ª Mostra Científica do Campus Benedito Bentes
conteúdo

Notícias

Celebrações e homenagens marcam a abertura da 4ª Mostra Científica do Campus Benedito Bentes

por Gerônimo Vicente Santos publicado: 30/10/2025 09h13, última modificação: 30/10/2025 09h13
Exibir carrossel de imagens Gerônimo Vicente Reitor Carlos Guedes e pro-reitores participaram do evento e anunciaram avanços para o camous em 2026

Reitor Carlos Guedes e pro-reitores participaram do evento e anunciaram avanços para o camous em 2026

A 4ª Mostra Científica do Ifal - Campus Benedito Bentes - foi aberta na tarde desta quarta-feira (29/10), em solenidade realizada na quadra de esportes da unidade de ensino do Instituto Federal de Alagoas, localizada na parte alta de Maceió. A solenidade contou com a presença do reitor Carlos Guedes e dos pró-reitores Cledilma Costa (Ensino), Eunice Palmeira (Pesquisa, Inovação e Pós-graduação), Everton Andrade (Administração) e Gilberto Neto (Extensão), representantes de empresas e órgãos públicos parceiros do campus, além de gestores do campus e o diretor do Campus Ifal Marechal Deodoro, Eder Souza .O vereador Sílvio Filho (PV)  e familiares dos estudantes também participaram da solenidade.

A solenidade foi iniciada  com homenagens  às empresas e unidades de saúde  que se tornaram parceiras  do campus Benedito Bentes nos últimos nove anos nas áreas de Logística e de Enfermagem. A coordenadora do curso técnico em Logística, Manuella Lyra, procedeu à cerimônia de  entrega  das  homenagens aos parceiros; Helenaldo José da Silva (gerente de Logística da Verde Mares Distribuidora), Ronaldo Luiz Araújo (gerente da Objetiva Distribuidora) e Josué Aparecido (gerente da SP Logística Grupo Rafael Tenório) e Ísis Almeida (gerente de Negócios do Sebrae em Alagoas) e Dirceu Aires (Zuq Performance).Em seguida foram homenageados estabelecimentos de saúde que  são  parceiros do campus.Marcela Silva Santos (diretora da Unidade de Pronto Atendimento - UPA Benedito Bentes),Nívia Maria de Souza Costa (Unidade José Maria de Melo-Caic Benedito Bentes).

O reitor Carlos Guedes, o pró-reitor de Extensão, Gilberto Neto, prestaram uma homenagem ao deputado estadual Sílvio Camelo, apresentado na solenidade como o responsável por destravar o processo de cessão do prédio do Estado para o Campus Benedito Bentes.

PREMIAÇÕES E MEDALHAS

A cerimônia seguinte foi destinada às premiações aos estudantes que conquistaram medalhas nas Olimpíadas do Conhecimento e que foi comandada pelo professor Elder Claudino. Segundo o docente mais de cem alunos participaram de nove olimpíadas neste ano. Todos os estudantes premiados foram chamados ao ser homenageados.

Estudantes e professores premiados

A coordenadora de Pesquisa e Extensão, professora Jordana Rangelly entregou medalhas aos alunos do campus que conquistaram premiações neste ano em eventos científicos. O campus registrou um crescimento exponencial nas áreas de pesquisa, inovação (Espaço 4.0), ensino e extensão. “São 21 projetos em andamento, com participação de 62  estudantes, 55 bolsistas e 17 voluntários.Todo esse esforço resultou em reconhecimento nacional e internacional. Nossos estudantes, professores e técnicos levaram o nome do Ifal-Benedito Bentes conquistando prêmios e medalhas”, disse a docente que citou todos os eventos em que o campus foi representado.Os professores orientadores foram chamados para serem homenageados.

Diego da Guia, coordenador da MocibeO coordenador da Mocibe, Diego da Guia agradeceu a todos que organizaram o evento que  iniciou na quarta-feira e se encerra no dia 31 deste mês (sexta-feira). Segundo o  docente, mais de 500  pessoas se inscreveram entre estudantes do campus e de escolas da comunidade que pela primeira vez participam do Mocibe, como forma de contribuir com o desenvolvimento local. O evento teve ainda  a participação de Ronald que atua em uma das empresas parceiras e que foi um dos primeiros alunos do curso técnico em Logística.

 

Em seu discurso, a pró-reitora de Ensino Cledilma Costa congratulou com toda a comunidade do campus pelo nono aniversário e destacou a dimensão conquistada nos últimos anos e  ressaltou a qualidade da eficiência acadêmica do Ifal,considerada a melhor do Nordeste. A pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Eunice Palmeira, traçou parte de sua trajetória de vida como estudante e profissional na condição de ex-moradora do bairro Benedito Bentes como forma de incentivar os estudantes que obtiveram êxito nesses anos em que estão matriculados no campus. O pró-reitor de Extensão, Gilberto Neto enfatizou que o momento era de celebrar o poder da criatividade e do conhecimento numa referência aos alunos e alunas medalhistas em olimpíadas de conhecimento. O pró-reitor de Administração Everton Andrade disse ter percebido ânimo de toda  a comunidade acadêmica e lembrou duas  grandes conquistas neste ano que foram a cessão do prédio pelo governo do Estado e a mudança de nomenclaturas de Campus Avançado para campus que se dará nas próximas semanas.

Em seu discurso, o diretor-geral Alexandre Bonfim ressaltou a importância das parcerias com empresários e da ajuda dos parlamentares para o crescimento do campus Benedito Bentes. Salientou que a unidade do Ifal é, de forma proporcional, o campus com maior número de premiações e enfatizou que faz questão de divulgar todos os méritos dos alunos e servidores.

Ao encerrar a fase de discurso, o reitor Carlos Guedes anunciou a celeridade no processo de instalação do Setor de Alimentação do campus. ”Esperamos que até agosto de 2026 estejamos com tudo pronto, mas  no início do próximo ano letivo já queremos fornecer alimentação nas condições adequadas”, declarou o dirigente.Guedes elogiou a qualidade do evento e disse estar muito feliz com os avanços obtidos na instituição do Ifal nos últimos anos.

Ao final da solenidade foram celebrados os 9 anos do campus com o canto de parabéns e o corte de  bolo.A palestra magna sobre “Inovação na Prática” encerrou o primeiro dia de atividade da 4ª Mocibe proferida por Milla

 Milla Pasan, paldestrante Pasan, pesquisadora, artista visual, advogada e curadora com atuação marcada pela convergência entre arte, direito e inovação.  Autista e doutoranda em Ciência da Propriedade Intelectual pela Universidade Federal de Sergipe, é também mestra pelo PROFNIT/UFAL.

 

 

 

Acompanhe a programação