Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Campus será representado por 12 estudantes na Olimpíada Nacional de Ciências

Campus será representado por 12 estudantes na Olimpíada Nacional de Ciências

Competição terá duas fases que ocorrerão de 15 a 18 deste mês e de 12 a 13 de setembro deste ano

por Gerônimo Vicente Santos publicado: 12/08/2024 16h00, última modificação: 12/08/2024 16h01

Doze  estudantes do Campus Benedito Bentes participam nos dias  15,16 e 17 deste mês da prova online da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC, ) um evento técnico/científico organizado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação (MCTI).

A ONC tem diversos objetivos, dentre os quais: despertar e estimular o interesse pelo estudo das ciências naturais; identificar estudantes talentosos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas, nas universidades ou nos setores produtivos; contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

O professor-representante  do campus na ONC, Elder Claudino explicou que a ONC é dividida em duas fases:

I – a 1ª fase on-line, com provas efetuadas por meio de dispositivos eletrônicos como computadores, notebooks, tablets ou smartphones;

II – a 2ª fase on-line com provas efetuadas por meio de dispositivos eletrônicos como computadores, notebooks, tablets ou smartphones.

Os estudantes inscritos na ONC deverão informar seus dados completos ao acessar os sistemas da ONC, não somente para efeitos de cadastro, mas para se tornar elegível às diversas situações de premiação oferecidas, como:

I - Bolsas de iniciação científica júnior que possam ser oferecidas pelo ministério do desenvolvimento social e outros;

II - Expedição de certificados que possam ser utilizados como forma de ingresso em universidades que tenham formas de acesso por premiação em olimpíadas do conhecimento;

III – Troféus oferecidos por instituições parceiras;

IV - Viagens e outras premiações de acordo com as parcerias/patrocínios oferecidos pelos parceiros da ONC.

Professor Eleder ClaudinoCaso os alunos consigam  um bom resultado a premiação ocorrerá em Brasília disse o docente que participa pela primeira da olimpíada. O  grupo de  estudantes do campus que participará da ONC é formado por  6 alunos do primeiro ano, 4 alunos do segundo ano e  2 alunos do terceiros anos. Os estudantes participantes são:

Mais informações consulte o site da ONC: https://www.onciencias.org/