Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Campus sedia nesta sexta-feira 17ª Caravana Itinerante de Ciências e Tecnologia,

Evento faz parte faz parte da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

por Gerônimo Vicente Santos publicado: 18/10/2023 22h08, última modificação: 18/10/2023 22h08

Com  Comunicação/Ufal

O Campus Benedito Bentes do Instituto Federal de Alagoas sedia nesta sexta-feira (20) a  17ª Caravana Itinerante de Ciências e Tecnologia, que faz parte da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O evento ocorrerá das 13 às 20h e será destinado aos estudantes das unidade do Ifal do Benedito Bentes e Rio Largo. A caravana tem como objetivo divulgar a ciência para estimular a população a refletir sobre ciência, suas aplicações e implicações tecnológicas, sociais, ambientais e éticas.  O tema neste ano  é Ciência para redução das desigualdades e é uma iniciativa coordenada do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Durante o evento, organizado pela professora Lenilda Austrilino, haverá show de Matemática, Observação telescópica e mostra  de ciências do Setor de Pós-graduação de Ensino na Saúde (Mestrado) da Universidade Federal de Alagoas. Shows de química, de física, de matemática e de biologia, além de oficinas, dentre outros eventos, integram a programação da edição deste ano. Na área da química proporcionará aos participantes: Oficina Polímeros - Democratizando o consumo; Oficina do Microscópio ao Macroscópico; e Oficina: A química fazendo um mundo melhor, a química move o mundo. O Show de Física enfocará os temas: Diferentes formas de obter energia; Queimando calorias e acendendo a luz: bicicleta transformadora; Gerador de Van der Graff - Eletrizando os cabelos.

O Show de Matemática proporcionará conhecimento sobre: Desafios e Cruzadas; Matemática e artesanato natalino; e Probabilidade e estatística. No Show de Biologia: Alimentação e corpo humano; Alimentação saudável; Direito à alimentação: o que dizem os acordos internacionais; Segurança alimentar; e Conhecendo as doenças negligenciadas. Na área da ciência Astronomia constam da programação: Observação do céu com telescópio, Oficina Constelário, sessões do Planetário e lançamento de foguetes.