Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Campus sedia as primeiras defesas presenciais de mestrado ProfEPT/Ifal

Campus sedia as primeiras defesas presenciais de mestrado ProfEPT/Ifal

por Gerônimo Vicente Santos publicado: 27/11/2023 14h48, última modificação: 27/11/2023 14h49
Exibir carrossel de imagens Gerônimo Vicente Defesas presenciais de Rêmia Vasconcelos e Acássia Deliê no CVampus Benedito Bentes

O Campus Benedito Bentes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) sediou na sexta-feira (24), as duas primeiras defesas presenciais do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (Profept/Ifal). O mestrado da rede federal de Educação é realizado no campus desde 2018, contudo devido à pandemia da Covid-19 e à participação  de professores de outros estados como componentes das bancas examinadoras, as apresentações dos discentes  vinham ocorrendo de forma online.

As servidoras do Ifal, Rêmia Vasconcelos,  lotada na Reitoria e Acássia Deliê (Campus Marechal Deodoro) apresentaram as defesas no auditório da unidade de ensino do Ifal, localizada na parte alta de Maceió.Familiares e colegas da turma 2021 participaram das exposições dos trabalhos científicos.

Pela manhã, Rêmia Vasconcelos apresentou  o produto educacional “Religiosidades Indígenas: ancestralidade e resistência”. A pesquisa se propõe a investigar o tratamento do debate acerca das religiosidades indígenas (xamanismo) no contexto escolar do Ensino Médio Integrado e as expressões contemporâneas do xamanismo, com o fim de construir um produto educacional que contribua para o aprimoramento deste tratamento, fortalecendo uma perspectiva pedagógica integral e intercultural. Os resultados esperados ao empreendimento investigativo serão indagações no sentido de desmitificar narrativas históricas e práticas culturais encobertas de discriminação e estereótipos generalizantes e distorcidos sobre os povos indígenas. A banca examinadora foi composta  pela prof.dra Beatriz Medeiros, profa Silvia Aguiar Carneiro Martins (Ufal), prof.dr. Fabio Francisco de Almeida Castilho (ProfEPT/Ifal) e prof. dr.. Amaro Hélio Leite da Silva (Ifal).Banca examinadora analisa   a pesquisa de Rêmia Vasconcelos

A jornalista do Campus Marechal Deodoro, Acássia Deliê  apresentou o produto educacional “Deixa de Migué -  uma proposta de ensino no contexto da EPT” , uma oficina pedagógica. na qual foram  identificados os impactos da desinformação digital entre estudantes dos cursos técnicos integrados do IFAL – Campus Marechal Deodoro e as possibilidades de Educação Midiática no contexto da EPT. A pesquisadora concluiu que grande parte dos estudantes apresenta dificuldades para discernir as  informações falsas  das verdadeiras, principalmente quando estão associadas a veículos tradicionais da imprensa ou produzidas por meio de deep fake. A banca examinadora foi composta  pela profa. Dra. Ana Paula Santos De Melo Fiori - orientadora, pela profa. dra. Beatriz Medeiros de Melo - Coorientadora, profa.dra. Rossana Viana Gaia (Ifal) e a profa. dra. Tereza Kelly Gomes Carneiro (ProfEPT/IFBA).

Pesquisa de Acássia Deliê é analisada pela banca examinadora

Mais informações sobre essas duas defesas serão publicadas, após a inserção na dissertações dos produtos educacionais nos repositórios de trabalhos científicos.