Notícias
Campus Benedito Bentes sedia a aula inaugural do mestrado Profept de 2020
Solenidade da aula inaugural 2020 realizada no Campus Benedito Bentes
A aula inaugural do mestrado em Educação Profissional ministrado no Campus Benedito Bentes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) ocorreu nesta sexta-feira (14) no auditório da unidade de ensino da parte alta de Maceió. Foi o primeiro encontro, neste ano, entre professores e alunos das duas turmas da pós-graduação que ingressaram em 2018 e 2019. A pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Eunice Palmeira representou o reitor Carlos Guedes na solenidade.
O mestrado profissional em Educação é ofertado no Campus Benedito Bentes desde agosto de 2018 sempre às sextas-feiras. O Profept (Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica), inclusive está inscrições abertas para a turma 2020 até o dia 18 de março. Estão disponíveis 24 vagas, sendo a metade delas para servidores do Ifal. Ao todo são 913 vagas oferecidas nas instituições da rede federal de educação. (Mais informações).
No período da manhã, a programação constou da cerimônia de abertura com participação dos estudantes e docentes do mestrado. Compuseram a mesa solene, a pró-reitora, Eunice Palmeira, o chefe do Departamento Acadêmico do Campus Benedito Bentes, Marx Manhas que representou o diretor-geral Alexandre Bonfim, professor Ednaldo Farias representando a Coordenação de Pós-Graduação do campus, a professora Beatriz Medeiros e a aluna do mestrado e servidora e psicóloga, Paulete Constantino.
O ato solene foi iniciado com discursos e o primeiro da série foi de Paulete Constantino. Ela destacou a importância de a instituição investir nos servidores e agradeceu aos professores pelo compromisso com as atividades docentes. “Só tenho a agradecer e deixo minha gratidão a Instituição”, disse.
O coordenador do mestrado, professor Ricardo Cavalcanti ao discursar, declarou que a responsabilidade da coordenação aumenta muito porque será o primeiro grupo de mestres formado pelo instituição por meio da verticalização de ensino.”O instituto não pensa somente do ponto de vista acadêmico e científico, mas também apresenta a sociedade em geral um produto educacional aplicado no contexto do Profept e que poderá ser replicado em vários contextos no âmbito do ensino, sobretudo no ensino médio”.destacou o coordenador do curso.
A pró-reitora Eunice Palmeira disse que o Ifal precisa ser referência nesse programa da rede federal de educação. “A pró-reitoria está à disposição para melhorar o programa e colocar o Ifal no lugar que ele merece”, disse a dirigente do ifal
Eunice, em seu discurso, fez questionamentos que ela consideram que precisam ser solucionados no âmbito da instituição, entre os quais, os espaços destinados a pós-graduação e a pesquisa e as políticas de incentivos a participação de servidores de eventos científicos e acadêmicos. “A PRPPI tem colocado esses questionamentos em discussão para solucioná-los já que temos uma gestão voltada para a valorização desses dos três pilares institucionais que são ensino, pesquisa e extensão”, ressaltou.
No período da manhã houve também uma palestra com o professor do Campus Mossoró do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Francisco Chagas Souza sob o tema Profept: desafios e perspectivas. Chagas apresentou para o corpo estudantil um histórico sobre o programa de mestrado da rede federal, além de estatísticas que mostram a valorização dos servidores técnicos administrativos dos institutos federais.
À tarde a programação teve sequência com aula e um minicurso sobre memória da rede federal..
Acima, fotos do curso sobre Memória em Contexto, ministrado pelo professor Francisco das Chagas Souza, do IFRN
Assista ao vídeo da aula inaugural do mestrado Profept-Ifal 2020